Os produtores rurais de Sena Madureira solicitaram uma reunião com a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), através do STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) .
Apesar da farta produção de grãos e frutas na zona rural do município, estes alimentos não conseguem atingir o mercado urbano de Sena Madureira. Dificuldades de escoamento e ausência de uma cultura que priorize a produção local são apontados como os principais motivos para as dificuldades.
“Só quem compra o feijão que produzimos é o atravessador para revender no mercado. Os comerciantes preferem comprar o feijão empacotado que vem de São Paulo”, reclamou o agricultor Adão Marcelo.
O município que produziu 4 mil toneladas de milho da melhor qualidade em 2009, tem capacidade de ampliar a produção para 7 mil toneladas este ano se lhes forem dadas as condições para isso.
“Sena ta numa situação difícil, dividida entre as áreas degradadas e as que não podem ser desmatadas”, esclareceu o presidente do STR, Ademar da Silva.
Apesar de algumas diferenças pontuais, as 6 Associações de Produtores Rurais representadas na reunião tinham um só objetivo: a obtenção de um trator de esteira de porte médio para destocar as áreas para o plantio.
“A gente conseguiu destocar 15 hectares na enxada, mas temos que acordar para a tecnologia, porque apesar de termos juntado todo mundo da comunidade ainda faltam 100 hectares e a gente não vai dar conta e se não conseguir, como é que vamos plantar? Se não plantar como vamos sustentar nossas famílias? Não queremos seguir os passos de quem teve que abandonar o campo e ir para a periferia da cidade. Não queremos repetir para nossos filhos a prostituição e as drogas, como vimos acontecer com quem foi”, desabafou Walfrides do Carmo da Associação Guarany, localizada no km 40 de Manoel Urbano.
A deputada federal Perpétua Almeida se comprometeu a ajudar a conseguir o trator de esteira que será repassado para a Associação das Associações de Produtores Rurais através do STR.
“Vou tentar conseguir esse trator com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, se não conseguir, porque este é um ano difícil por causa da eleição, me comprometo a colocar uma emenda. Vou dar um jeito. Não dá para simplesmente assistir ao relato de tantas dificuldades de quem quer trabalhar e ficar de braços cruzados. Enquanto a comida não cair do céu, todo o esforço para ajudar a produção é pouco”, enfatizou a parlamentar comunista sob aplausos.
Participaram da reunião que aconteceu na Câmara de Vereadores de Sena Madureira, o vereador Adamor das Mercês e o radialista e cantor J. Alves que apoiaram a iniciativa.