Em primeiro lugar temos que elaborar as leis de gestão de acordo com o FUNDEB e com a LDB e outra quando forem reformular uma nova Lei, ou seja, um plano de gestão, não podemos deixar vacância e também não deixar artigo que possa zerar mandato de gestor. Aqui em Tarauacá a maioria dos gestores já vão concorrer o terceiro mandato consecutivo com a próxima eleição. Pelo o motivo de o plano de gestão dizer que zera o mandato do diretor em seu artigo. E quem já estava no segundo mandato ainda pode concorrer mais dois mandatos de acordo com o plano de gestão, e o pior é que, além disso, já foi prorrogado um ano atrás de graça para cada diretor no primeiro mandato sem ter eleição. E além de três ou quatro mandatos ainda querem ganhar mais um ano com mais uma prorrogação da eleição para a escolha dos novos diretores para dezembro de 2011.Somando tudo, se o atual diretor for reeleito ele vai passar de onze a catorze anos na direção de uma escola.
Eu acho que isso é uma desmoralização para a educação municipal que já vem sofrendo uma perca no ensino há anos por falta de incentivo.
Das três propostas citadas pelo o sinteac, duas delas é uma verdadeira brincadeira com a educação municipal. Se isso acontecer, ou é, para ajudar amigos ou é para a desmoralização da entidade, mesmo que essa Lei passe através da aprovação em seminário entre a maioria dos diretores e amigos de gestão.
Um diretor não pode ter três mandatos e ganhar dois anos de mandatos de graça sem ter sido votado, apenas por um acordo entre os gestores em seminários junto do SINTEAC e da SEME.
Se isso, por acaso vi acontecer mais uma vez de os diretores ganharem mais um ano de graça, eu vou entrar com uma representação no ministério público e vou também denunciar para o FUNDEB. Isso não pode, assim é melhorar acabar com eleição para gestor e colocar o diretor até ele se aposentar em uma escola.....
Veja as propostas da SEME e do SINTEAC para ser discutido em seminário com os gestores e membros das duas entidades:
Uma questão em destaque que vai ser decidida no debate é a realização das eleições para os próximos mandatos já que os mandatos dos atuais gestores vencem no mês de abril de 2011. Existem três propostas que começam a ser discutidas relacionadas à data da eleição.
A primeira, propõe que as eleições ocorram até o final de 2010 e que os novos gestores tomem posse em abril de 2011. ( SIM)A segunda, defende que as eleições ocorram somente em abril de 2011 no encerramento dos atuais mandatos. (Não)A terceira, defende a prorrogação do mandatos dos atuais gestores e que a eleição seja realizada no final de 2011. (Não)
O Sinteac quer saber a opinião dos leitores do Blog e, por isso, abriu uma enquete onde cada pessoa poderá opinar sobre o assunto.Na minha opinião é não as duas proposta mencionada a (2ª e a 3ª).
Veja as propostas da SEME e do SINTEAC para ser discutido em seminário com os gestores e membros das duas entidades: