Da redação do Notícias da Hora 20 Julho 2021
Os senadores Marcio Bittar (MDB/AC), Sérgio Petecão (PSD/AC) e Mailza Gomes (PP/AC) votaram a favor do aumento do Fundo Eleitoral de R$ 2 bilhões para R$ 5,7 bilhões. O Notícias da Hora consultou os três parlamentares acreanos para que estes comentassem o assunto.
O senador Marcio Bittar (MDB) disse ao Notícias da Hora que votou favorável, mas que alertou ao presidente Jair Bolsonaro sobre a “pegadinha” que havia no texto da LDO. De acordo com o parlamentar, o projeto chegou de última hora ao Senado enviado pela presidência da Câmara, que tem o deputado Arthur Lira (PP/AL) no comando.
“Nesse episódio a Câmara amarrou à LDO, que é um pacote imenso, o Fundão. Chegou no Senado para votar no último dia. O próprio governo pediu pra a sua base votar a favor. O presidente [Bolsonaro] ainda estava hospitalizado, eu mandei uma mensagem para ele dizendo que eu atenderia o pedido do governo, mas que historicamente, eu sou o autor que propõe a volta do fundo privado e o fim do fundo público de campanha. Eu estendi minha posição, não vou me aproveitar disso. Eu acho que democracia custa, não tem eleição de graça, mas sempre achei que deve ser o financiamento privado de campanha. No financiamento público, doa quem quer e quem não quer. No financiamento privado, doa quem quer”, explicou Bittar.
Ainda de acordo como emedebista, se em 2022 ele for candidato, usará o recurso, mesmo sendo contra o Fundão no modelo público de financiamento. “Você podia me pergunta: mas e você fosse candidato, você utilizaria os recursos do Fundo? Claro, você usa as regras do jogo. Eu uso as regras do jogo, o que não significa dizer que eu não posso discordar ou até lutar para mudá-las”.
Já o senador Sérgio Petecão (PSD/AC) foi mais direto. E no jeito Petecão de ser, tascou: “O político que disser que é contra o Fundo Eleitoral, a não ser que ele tenha outros esquemas por fora. Mas, eu dependo desse dinheiro público. Eu seria demagogo de dissesse que não quero. Eu quero. Sou a favor, tá?!”, encerrou.
A senadora Mailza Gomes (PP/AC) disse ser favorável ao Fundão “porque oferece oportunidade a todos que queiram participar de uma eleição, garantindo a igualdade e a representatividade no pleito. Acredito que assim todos podem participar de forma igualitária, né?”, reforçou.
noticiasdahora.com.br