Agora em 2023, o Governo do Estado do Acre retomou a realziação das cirurgias bariátricas, investindo cada vez mais no Programa de Obesidade da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre).
Em 2022, o programa realizou um total de 73 cirurgias bariátricas e agora retoma os procedimentos operatórios por videolaparoscopia, que são minimamente invasivos e proporcionam mais segurança para os pacientes, além de diminuir o tempo de internação.
A programação é que sejam operados dois pacientes por semana, sendo um obeso e outro super-obeso em uma média de oito por mês. Todos os pacientes aptos a operar passaram por todo o acompanhamento pré-operatório com psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, endocrinologista, cardiologista e pneumologista.
Entre esses pacientes está Luan Lima de Tarauacá, o jovem que sonha em poder ter uma vida melhor. Luan ja chegou a pesar 214 quilos, o que lhe causou e causa inumeros problemasd de saúde.
Nesta segunda feira (6), Luan foi para um dos leitos da Fundação Hospitalar, onde cumprirá os protocolos para ser submetido à cirurgia muiuto em breve.
A obesidade é uma doença crônica, definida pelo acúmulo de gordura no corpo, que faz aumentar o risco de outros tipos de enfermidades, como doenças cardiovasculares, diabetes, apneia do sono, entre outras. Por isso, o objetivo do programa é proporcionar melhores condições de vida ao paciente, a partir do emagrecimento. Em 2022, o Programa de Obesidade da Fundhacre realizou um total de 73 cirurgias bariátricas.
O programa realiza mensalmente reuniões em grupos com os pacientes cadastrados e conta com o apoio de psicólogos, assistente social e médico cirurgião. De janeiro até outubro deste ano, 611 pacientes participaram das atividades em grupo, num total de 11 encontros.
Blog do Accioly
Com Informações da Agência/Acre