Esse é o subtenente do Corpo de Bombeiros do Batalhão de Tarauacá, João Luiz Melo Gonzaga, o homem encarregado de comandar as ações da Defesa Civil no município. Tenente Gonzaga tem 37 anos, natural de Rio Branco, é casado, militar bombeiro há 17 anos e há 2 anos assumiu a coordenadoria da Defesa Civil do Município. Chegou a Tarauacá em 2021, ano em que foi registrada a maior enchente no município.
Há uma semana, o Tenente Gonzaga enfrenta o desafio de comandar as ações de prestar assistência ao povo de Tarauacá, que sofre com a grande enchente que já desabrigou muitas famílias e as que ficaram em suas casas precisam de ajuda, pois estão sem água potável, alimentos e sem energia elétrica.
“Estar à frente da Defesa Civil de Tarauacá é sem dúvidas o maior desafio da minha carreira. Servir a sociedade e trazer um pouco de conforto diante de cenários de desastres têm sido uma meta de vida. Espero continuar somando com a Gestão Municipal para melhor atender a população tarauacaense”, declarou Gonzaga.
Alagamentos, enchentes, risco de queda de árvores, incêndios florestais e residenciais são algumas situações que devem ser informadas à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
Além de prestar atendimento emergencial e de socorro, a Defesa Civil também promove ações preventivas, assistenciais e recuperativas.
O trabalho é evitar ou minimizar as consequências de acidentes, ou desastres naturais, ou tecnológicos, preservar o cotidiano dos cidadãos e restabelecer a normalidade social.
Deslizamentos, destelhamentos, desabamentos, colisões de automóveis em edificações, tombamento ou queda de veículos de transporte de produtos químicos, rupturas em vias públicas, dutos e galerias ou reservatórios são algumas das ocorrências atendidas pelo órgão.
A verificação de riscos em estruturas ou espaços naturais por meio da análise de trincas, deformações, fumaça, odor ou ruído também é atribuição da Defesa Civil.
Auxílio do Corpo de Bombeiros
A gestão de riscos com ações de prevenção e resposta para casos extremos contam com o auxílio do Corpo de Bombeiros. A participação da comunidade também é sencal.
Para acionar a Defesa Civil, basta entrar em contato pelo 193 ou 3462 3284. A ligação pode ser feita todos os dias da semana em qualquer horário.
Por Blog do Accioly.