Servidores públicos do Estado do Acre com idade acima de 60 anos não precisarão comparecer ao local de trabalho. Essa é uma das medidas anunciadas pelo governador Gladson Cameli, em coletiva nesta terça-feira (3) no Parque de Exposições Wildy Viana, de enfrentamento à crise ambiental causada pela fumaça das queimadas.
Gladson também anunciou o cancelamento do desfile do Sete de Setembro, liberação dos alunos que possuem comorbidades com posterior reposição do conteúdo e ampliação das equipes nas unidades de saúde do Estado.
Na oportunidade, Cameli destacou que as ações do Instituto de Meio Ambiente do Acre serão intensificadas.
“Prosseguir as ações do Estado de fiscalização, policiamento, monitoramento e aplicação das medidas administrativas de combate aos ilícitos ambientais, com foco nas queimadas e desmatamento ilegal. Intensificar a fiscalização e as operações de combate ao desmatamento e queimadas ilegais com a integração do sistema de segurança e ambiental; Fortalecer as campanhas educativas sobre queimadas, período de seca e os riscos ao meio ambiente e a saúde.
Solicitar apoio dos entes da união, poderes e municípios para orientação sobre os impactos ambientais e da saúde frente ao período de seca.
Coordenar as ações com os diferentes setores do Estado para orientações sobre medidas que possam reduzir os impactos ambientais e a saúde humana no período da seca, e frente ao aumento do desmatamento e queimadas.”
Outras medidas:
EIXO - SAÚDE
Intensificação da campanha com medidas para prevenção e melhoria da saúde.
Orientação da população quanto ao uso de máscaras, reforço da hidratação (bacia de água, toalha molhada, umidificador).
Implementação dos planos de contingência municipais e Estadual.
Crianças menores de 5 anos, idosos e portadores de doenças crônicas devem ter maior atenção às medidas preventivas e aos sinais e sintomas oriundos da exposição à fumaça devem buscar atendimento médico o mais rapidamente possível;
Reforço das medidas de hidratação no âmbito das escolas estaduais.
Liberação dos alunos que possuem comorbidades com posterior reposição do conteúdo.
Caso a situação se agrave as aulas poderão ser suspensas.