Recorde na arrecadação ratifica tese de reajuste melhor para o magistério em 2025

Número de impostos em setembro chegou a R$ 203 bilhões, "melhor resultado para o mês desde o início da série histórica da Receita Federal, iniciada em 1994"

Apoie o Dever de Classe ou a página será desativada! Não temos patrocinadores e estamos com dificuldades para atualizar o site regularmente! Tudo aqui é pago: hospedagem, template e domínio. Além disso, há também custos com edição, internet, aplicativos de imagens e assinatura de outros portais, inclusive estrangeiros, onde buscamos informações para melhor lhe apresentar nossas publicações. Colabore, por favor!

eceita Federal divulgou recentemente relatório que mostra arrecadação recorde do governo do presidente Lula (PT) em setembro. Cifra chegou a R$ 203 bilhões, "melhor resultado para o mês desde o início da série histórica da própria Receita Federal, iniciada em 1994". Números reforçam a tese difundida aqui mesmo no Dever de Classe sobre perspectiva de 'bom reajuste' para o piso do magistério em 2025, que "pode chegar a 15% ou até um pouco mais."

Segundo especialistas, alta na arrecadação foi estimulada, entre outros fatores, por medidas fiscais adotadas, como a "taxação de offshores, antecipação do imposto de renda sobre fundos exclusivos e o fim de benefícios a grandes empresas."

Crescimento é reflexo também do retorno da tributação sobre combustíveis, desonerados em 2022 da cobrança de ICMS pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Tal desoneração impactou negativamente nos recursos do Fundeb em 2024 e fez com que o reajuste do magistério ficasse apenas em 3,62%.

Com o fim dessa política, recursos da Educação, automaticamente, voltaram a crescer e devem influir na correção do piso do magistério para o próximo ano.

Continua, após a sugestão de matérias









Se o reajuste para o(a) professor(a) chegará a 15% em 2025 não se pode afirmar com certeza, vez que economia não é ciência exata e pode mudar a todo momento. É possível dizer com segurança, contudo, que as condições até aqui são bastante favoráveis para uma atualização bem melhor que os 3,62% deste ano.

Fonte: https://www.deverdeclasse.org/

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem