Economia em crescimento e aumento da renda impulsionam comércio varejista durante as festas
25 de dezembro de 2024, 05:33 h
Rosângela da Silva, conhecida como Janja (primeira-dama), e Lula (presidente da República) (Foto: Divulgação (X))
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247 – O forte crescimento da economia em 2024, estimado em 3,5% pelo mercado, e os ganhos de renda da população brasileira no terceiro governo do presidente Lula puxaram as vendas do comércio neste Natal. Nabil Sahyoun, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), destacou que o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário, aliado ao desemprego historicamente baixo e à taxação de plataformas internacionais, são principais motores para o crescimento do setor. "Estamos projetando um faturamento próximo de R$ 200 bilhões para 2024, com um crescimento real de 6% em relação ao ano anterior", afirmou Sahyoun, segundo reporta o jornal O Globo.
Glauco Humai, presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), reforçou a perspectiva positiva para as vendas de Natal deste ano, prevendo um aumento de 7% no faturamento em comparação ao mesmo período do ano passado. "Embora o dólar alto possa influenciar os custos de determinados produtos, muitos consumidores já adaptaram seus hábitos, buscando alternativas mais acessíveis ou promovendo maior consumo de produtos nacionais", comentou Humai.
As projeções das associações também consideram o impacto favorável do calendário deste ano, com o Natal caindo em uma terça-feira, o que proporcionou aos consumidores mais tempo para realizar suas compras de forma mais tranquila. Segundo dados do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), o gasto médio com presentes de Natal está estimado em R$ 300,29 por consumidor, movimentando cerca de R$ 675,28 milhões. A expectativa é que o faturamento do setor de shopping centers supere R$ 6 bilhões neste ano, consolidando um aumento significativo em relação ao Natal anterior.
O movimento intenso registrado em shoppings como Iguatemi e Ibirapuera, em São Paulo, na noite de 23 de dezembro, é um indicativo do consumo aquecido na véspera de Natal. As associações do setor mantêm a confiança de que os ganhos de renda provenientes das políticas econômicas da atual administração continuarão a impulsionar o comércio varejista, resultando em mais um Natal de recordes de vendas.
Fonte: brasil247.com