
Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgados pelo portal Qedu, referentes ao ano de 2023, revelam que o estado do Acre apresenta desempenho educacional inferior à média nacional em diversas etapas da Educação Básica.
No Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) o Acre registrou 6,1 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 4,7 nos anos finais e 3,9 no Ensino Médio. Já a média nacional foi de 6,12 nos anos iniciais, 5,14 nos anos finais e 4,44 no Ensino Médio.
No indicador de aprendizado, que considera a nota padronizada em português e matemática conforme a Prova Saeb, o Acre obteve 6,45 nos anos iniciais, 5,16 nos anos finais e 4,43 no Ensino Médio. As médias nacionais foram de 6,12 nos anos iniciais, 5,14 nos anos finais e 4,44 no Ensino Médio.
Em termos de média de proficiência dos estudantes do Ensino Médio, os alunos do Acre alcançaram 269,17 pontos em Língua Portuguesa e 264,15 pontos em Matemática, segundo os resultados da Prova Saeb de 2023.
Na distorção idade-série, o Acre também apresenta índices acima da média nacional nos anos iniciais e finais. No estado, 17% dos alunos dos anos iniciais estão com dois anos ou mais de atraso escolar, enquanto a média nacional é de 7,5%. Nos anos finais, a taxa acreana é de 27,2%, ante 17,% no Brasil. Já no Ensino Médio, o Acre registra 26,7%, levemente abaixo da média nacional de 19,5%.
Ainda de acordo com os dados, 20% dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no Acre estão em nível insuficiente em Língua Portuguesa. Em 19 municípios do estado, menos de 20% dos alunos do 9º ano atingem nível de aprendizado considerado adequado em Matemática.
A nota geral do Acre no indicador de aprendizado, considerando todas as etapas, é de 6,07.
Em relação às metas do Ideb para os anos iniciais do Ensino Fundamental, sete municípios do Acre não alcançaram a meta projetada de 5,8: Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa do Purus, Assis Brasil, Porto Acre, Bujari e Capixaba.
Por ac24horas.com