O senador Alan Rick (União Brasil–AC) recebeu na última quarta-feira (23) representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), em reunião que reforçou o compromisso mútuo com a valorização da medicina brasileira e o aprimoramento dos processos de revalidação de diplomas de médicos formados no exterior.
O encontro foi marcado pelo reconhecimento do CFM à atuação do parlamentar em pautas fundamentais para a saúde pública no país. “O senador Alan Rick é uma das lideranças políticas que mais têm se empenhado por uma medicina de qualidade. Ele luta para garantir saúde digna ao povo brasileiro e merece nosso reconhecimento”, afirmou o presidente do CFM, José Hiran Gallo.
Durante a reunião, Alan Rick destacou a importância de manter o diálogo com as entidades médicas e mencionou a recente aprovação, na Comissão de Educação do Senado, de
uma emenda de sua autoria que estabelece a equivalência entre o Exame Nacional de Proficiência em Medicina e o Revalida, o exame exigido para que médicos formados fora do país possam atuar no Brasil.
A proposta evita que esses profissionais precisem se submeter a dois exames diferentes para comprovar as mesmas competências.
“O que defendemos é uma avaliação única, técnica e justa. Nosso compromisso é com a qualidade da medicina, mas também com a responsabilidade de oferecer caminhos viáveis e sérios para os profissionais brasileiros formados fora do país”, explicou o senador.
Participaram da reunião a conselheira federal Dilza Ribeiro, representante do Acre, e o conselheiro federal Antônio Meira, da Bahia. Ao final do encontro, o senador reafirmou sua disposição em seguir atuando por uma saúde pública forte, com mais acesso, responsabilidade e valorização dos bons profissionais.