sábado, 1 de maio de 2010

Conferência reforça compromisso do Ministério das Cidades com o Acre


Fábio agradeceu ao convite do deputado federal Gladson Cameli e ressaltou que ele é um peregrino em busca de recursos para o Acre junto ao Ministério das Cidades, juntamente com o senador Tião Viana e o secretário de Planejamento do Estado, Gilberto Sique

Deputado federal Gladson Cameli, Gilberto Siqueira e Fábio Machado, do Ministério das Cidades/Fotos: Silvânia Pinheiro Fábio Machado, Gladson Cameli e os prefeitos Wanderley Zaire, Wando Torquato e Francisco Mendes, ambos do PP

Deputado federal Gladson Cameli, Gilberto Siqueira e Fábio Machado, do Ministério das Cidades/Fotos: Silvânia Pinheiro
Deputado federal Gladson Cameli, Gilberto Siqueira e Fábio Machado, do Ministério das Cidades/Fotos: Silvânia Pinheiro

Aliado incondicional do Acre na liberação de recursos para obras de infra-estrutura no Acre, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, se fez presente na abertura da 4º Conferência Estadual das Cidades realizada durante esta sexta-feira, 29, na Usina de Artes João Donato, em Rio Branco, sendo representado pelo chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Fábio Machado.

O convite para participar do evento no Acre foi feito pelo deputado federal Gladson Cameli (PP), um dos maiores entusiastas na busca por recursos para obras de infra-estrutura em todos os municípios acreanos.

Em sua fala na abertura do evento, Gladson destacou o compromisso do Ministério das Cidades no que diz respeito a organização e construção de obras de infra-estrutura que melhorem setores ligados a saneamento básico, trânsito, habitação em todos os municípios acreanos, salientando que a bancada federal em Brasília tem tido junto ao Governo Federal um amparo especial na busca por verbas para o Acre.

Somente no final de 2009, o deputado conseguiu a liberação de cerca de 2 milhões de reais para investimentos no trânsito do município de Cruzeiro do Sul, e cerca de 1 milhão para Sena Madureira.

“Além desses, temos muito mais recursos que serão utilizados em obras de infra-estrutura, inclusive nas áreas de trânsito, habitação e saneamento”, diz Cameli.

Fábio Machado, por sua vez, destacou a importância da participação da sociedade e seus representantes nas discussões da Conferência Nacional das Cidades, já que o Ministério tem se empenhado no sentido de contemplar todos os seus municípios com recursos a serem investidos nas mais diversas áreas de infra-estrutura pública.

Fábio agradeceu ao convite do deputado federal Gladson Cameli e ressaltou que ele é um peregrino em busca de recursos para o Acre junto ao Ministério das Cidades, juntamente com o senador Tião Viana e o secretário de Planejamento do Estado, Gilberto Siqueira.

“O Ministério das Cidades está a disposição do Acre e é importante ressaltar que nossa presença neste evento nos fez conhecer o excelente trabalho que o Governo do Estado está realizando com os recursos que estão sendo liberados para a área de infra-estrutura e que o resultado de tanto esforço do deputado Gladson Cameli e de toda a bancada do Acre em Brasília tem sido altamente positivo”, disse Fábio Machado.

Centenas de representantes da sociedade civil participaram da Conferência Estadual, incluindo membros dos movimentos sociais, prefeitos, vereadores, sendo eleitos os delegados que representarão o Acre na Conferência Nacional das Cidades, prevista para acontecer entre 22 a 25 de junho, em Brasília.

Durante o evento, foram escolhidos os delegados acreanos que participarão da Conferência Nacional das Cidades.

Participaram também da Conferência em Rio Branco os três prefeitos do PP no Acre: Wanderley Zaire, do município de Sena Madureira; Wando Torquato, de Tarauacá e Francisco Mendes, prefeito em exercício de Manoel Urbano.

Sobre a Conferência das Cidades

O objetivo da Conferência Nacional das Cidades está voltado para o combate as desigualdades sociais, transformando as cidades em espaços mais humanizados, ampliando o acesso da população à moradia, ao saneamento e ao transporte,cumprindo assim a missão do Ministério das Cidades, criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 1º de janeiro de 2003.

Os avanços e dificuldades para a efetiva implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano - PNDU serão discutidos durante a 4ª Conferência Nacional das Cidades, que ocorrerá de 19 a 23 de junho de 2010, em Brasília, com o lema “Cidade Para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social”.

A conferência dá prosseguimento a um processo iniciado em 2003, ano em que foi realizada a 1ª Conferência Nacional das Cidades e criado o Conselho das Cidades.

O Conselho das Cidades apontou quatro eixos temáticos que refletem os principais desafios para implantação desta política: “Criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores nos níveis federal, estadual, municipal e no Distrito Federal”, “Aplicação do Estatuto da Cidade, dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano” “A integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento” e “Relação entre os programas governamentais - como PAC e Minha Casa, Minha Vida - e a política de desenvolvimento urbano”.

Estes temas são a base da pauta da 4ª Conferência das Cidades e resultam das discussões da 1ª Conferência, centrada em políticas setoriais como habitação, saneamento básico, transporte e mobilidade urbana e planejamento territorial urbano. As questões em debate agora são ainda mais complexas e por isso exigirão maior parceria e engajamento das esferas federal, estadual e municipal.
Fábio Machado, Gladson Cameli e os prefeitos Wanderley Zaire, Wando Torquato e Francisco Mendes, ambos do PP

Fábio Machado, Gladson Cameli e os prefeitos Wanderley Zaire, Wando Torquato e Francisco Mendes, ambos do PP

fonte: contilnete

Nenhum comentário: