sexta-feira, 23 de julho de 2010

Dilma ultrapassa Serra entre as mulheres

Na pesquisa Vox Populi/Band, Dilma aparece 6 pontos a frente de Serra, entre as mulheres.

Intenção de votos entre as mulheres:

Dilma: 38%
Serra: 32%

Intenção de votos entre os homens:

Dilma: 43%
Serra: 34%

Durante um bom tempo os demo-tucanos alardearam uma suposta supremacia de Serra entre o eleitorado feminino.

Nós sempre dissemos que isso era falso, e com o correr do tempo os votos femininos e masculinos em Dilma convergiriam para valores semelhantes, o que já está acontecendo.

As mulheres ainda tem uma participação política menor, tanto é que há menos mulheres candidatas, menos parlamentares mulheres, etc. Da mesma forma há um interesse menor em acompanhar o noticiário político por grande parte das mulheres. Daí que Serra se beneficiava do efeito memória mais entre o público feminino. O nome de Serra é mais conhecido, já participou de eleições nacionais em 2002 e no Estado de São Paulo em 2004 e 2006. Então, na pesquisa estimulada, havia mais mulheres que "chutavam" o nome de Serra, porque ainda não conheciam Dilma. Agora que mais mulheres já sabem quem é Dilma e como ela é, declaram seu voto nela.

No dia 1º de março deste ano, na nota "Porque Dilma tem menos votos entre as mulheres?", daqui do blog, já fizemos uma análise aprofundada do cruzamento dos números, e antecipamos esta tendência.

Na realidade, Dilma tende a ter um percentual de votos maior entre as mulheres do que entre os homens. Além dela ser mulher, a primeira candidata a presidenta com chances reais de ganhar, Serra errou muito em seu discurso. Cometeu a grosseria de aconselhar em público seu vice a ter amantes com discrição. Andou distribuindo "coices" a jornalistas mulheres que fizeram perguntas que o incomodaram. O estilo do vice, assimilado pelo próprio Serra, de tratar Dilma com deselegância, recorrendo a desqualificação, xingamentos e baixaria, é menos tolerado pelas mulheres do que pelos homens.

Serra ainda tem muita "gordura" nestes índices de intenção de votos. Quanto mais conhecido, mais ele deve enfrentar rejeição. Sobretudo das mulheres. 

Vox Populi: Dilma abre 8 pontos e lidera com 41%; Serra tem 33%

 candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, aparece na liderança da corrida presidencial com 41% das intenções de voto, contra 33% do candidato do PSDB, José Serra, segundo pesquisa Vox Populi divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Jornal da Band . A candidata do PV ao Palácio do Planalto, Marina Silva, registra 8%. A margem de erro é de 1,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo o levantamento, os votos brancos e nulos somam 4%, enquanto 13% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

O Vox Populi também fez uma simulação de um segundo turno entre Dilma e Serra. Dilma aparece com 46% e Serra com 38%. Na espontânea, Dilma  tem 28%, Serra 21%, Marina, 5% e Lula, 4%.

A rejeição de Serra é de 24%, de Marina, 20% e de Dilma, 17%.

A pesquisa entrevistou 3000 entre os dias 17 e 20 de julho. Ela foi registrada no dia 17 de julho junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 19920/2010. 

Vox Populi/Band: Dilma 41% x 33% Serra

Pesquisa Vox Populi/Band, divulgada hoje, mostra Dilma com 8 pontos à frente de Serra:

Dilma: 41%
Serra: 33%
Marina: 8%

2º Turno:

Dilma: 46%
Serra: 38%

Espontânea:

Dilma: 28%
Serra: 21%
Marina: 5%
Lula: 4%

Serra tem a maior Rejeição:

Serra: 24% de Rejeição
Marina: 20%
Dilma: 17%

A pesquisa foi feita entre os dias 17 e 20 de julho.

Nenhum comentário: