NOVIDADE EM TARAUACÁ: ALFACE HIDROPONICA
Professor Narcélio Bayma é o responsável por essa novidade
Produção
Produto já está sendo comercializado em feiras livres e supermercados da cidade
O termo hidroponia vem da junção das palavras hydro (água) e ponos (trabalho), assim, cultivo hidropônico literalmente significa trabalho na água ou cultivo na água.
A hidroponia é um sistema de cultivo em que as plantas se desenvolvem sem a utilização de solos, sendo alimentado através de uma solução nutritiva, ou seja, em água, onde são dissolvidos sais contendo os nutrientes essenciais para as plantas.
A hidroponia teve origem em experimentos sobre nutrição vegetal, no século XVII, quando se tentava determinar a composição das plantas. No século XIX, os cientistas conseguiram identificar quais eram os nutrientes minerais, essenciais para o desenvolvimento das plantas, realizando experimentos em que os adubos minerais eram dissolvidos em água. Os Alemães SACHS (1860) e KNOP (1861) foram os primeiros a cultivarem plantas em meios líquidos.
Na década de 60, a hidroponia comercial teve um grande impulso, quando o americano Allen Cooper criou o sistema de NFT Nutrient Film Tecnique, ( Técnica do Filme Nutriente ou Técnica do fluxo de Nutrientes) que é o cultivo de plantas em um pequeno filme circulante de água.
O desenvolvimento das técnicas de cultivo protegido, nas ultimas décadas, trouxe a possibilidade de controlar algumas condições ambientais, com o a incidência de chuvas, as baixas e altas temperaturas, dentre outras e com isso, contribui para o desenvolvimento da hidroponia. Esse sistema vem se expandindo e aqui no Brasil, quase todas as regiões brasileiras já utilizam esse novo sistema, apesar das diferenças climáticas existentes entre elas.
No Acre, essa tecnologia ainda esta em fase embrionária, poucos municípios tem o uso deste sistema, onde a alface é a mais plantada.
Em Tarauacá, a população já pode saborear Alfaces produzidas por essa nova técnica, que embora sendo necessário um alto investimento inicial e um treinamento especializado para a manutenção desse sistema, o Professor Narcélio Bayma da Silva, que também estudou Agronomia na UFAC, ja esta produzindo em nosso município, sedo seu nome comercial, Alface Hidropônica Paraíso.
A comercialização desse produto esta sendo feita nos melhores Supermercados e comércios de nossa cidade.
Se algum estabelecimento comercial estiver interessado em vender a Alface Hidropônica Paraíso, que inclusive, já vai na embalagem de sacos próprios para a comercialização, entre em contato com o Prof. Narcélio Tel 81114696.
Fonte blog do accioly
Nenhum comentário:
Postar um comentário