A SITUAÇÃO ESTÁ MUITO DIFÍCIL EM RELAÇÃO A FUMAÇA NO AR.


Durante os dias, a umidade relativa do ar tem sido abaixo de 30% na região leste do Acre. Na tarde desta quarta-feira (18), a baixa umidade relativa chegou a 12%, sendo que normalmente varia de 80% a 90%. Naquele dia fez 40ºC de temperatura.
Vista parcial de Rio Branco (AC) nesta sexta-feira
Não há registro de chuvas em qualquer ponto do Estado nos últimos cinco dias. Também não há previsão de chuva para os próximos cinco dias. A umidade relativa do ar deve manter-se entre 15% e 60% e a temperatura deve continuar oscilando entre 20ºC e 37ºC.

Aeroportos são fechados no Acre e Rondônia por causa da fumaça

Vista parcial de Rio Branco (AC)  às 9h50 local (10h50 em Bras�lia)
Vista parcial de Rio Branco (AC) às 9h50 local (10h50 em Brasília)
Com visibilidade de apenas 900 metros, os aeroportos de Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO) estão fechados nesta segunda-feira (16) para pouso e decolagem por causa da densa nuvem de fumaça que encobre as duas capitais.
Na tarde de domingo (15), a péssima condição de visibilidade causada pela fumaça das queimadas de florestas e pastagens impediu que um avião da Gol pousasse em Rio Branco. O vôo teve que ser desviado para Manaus (AM).
Trecho do rio Acre no centro de Rio Branco
Trecho do rio Acre na altura do centro histórico de Rio Branco
A estiagem em Rio Branco (AC) neste ano já é tão severa quanto a de 2005, quando 200 mil hectares de áreas abertas e quase 400 mil hectares de florestas primárias foram afetados pelos incêndios na região leste do Acre.
A baixa capacidade de captação de água do rio Acre para abastecer a cidade se agravou nos últimos dias por causa do “verão amazônico”. O engenheiro Semy Ferraz, presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saeerb), alerta que o desperdício poderá resultar no desabastecimento da cidade.
Este período do ano caracteriza-se pela baixa concentração pluviométrica, baixa umidade relativa do ar e a intensidade dos ventos, que costumam favorecer o aumento das ocorrências de incêndios florestais na região.
Leia mais:

Estiagem, calor e fumaça castigam o Acre

Fumaça toma conta de Rio Branco (AC)
Nuvem gigante de fumaça toma conta de Rio Branco (AC)
Leia mais:

AC: risco de desastre faz governo declarar Estado de Alerta Ambiental

Linha do fogo em assentamento no Acre
Linha do fogo em assentamento no Acre na semana passada
O governador Binho Marques (PT) decretou nesta segunda-feira (9) Estado de Alerta Ambiental no Acre em razão de iminente possibilidade de desastre decorrente da incidência de incêndio em coberturas florestais e queimadas descontroladas.
A decisão foi recomenda pela Comissão de Gestão de Riscos Ambientais, que não foi atendida em relação à suspensão das autorizações de queima.
O número de focos de calor registrados entre janeiro e julho de 2010 representa aumento de 123% em relação ao observado em 2008 e 587% em relação a 2009, ainda que menores em relação a 2005, quando a região foi palco de um incêndio.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem