HOSPITAL DE TARAUACÁ : GOVERNO CUIDANDO DA SAÚDE
HOJE FOI A VEZ DOS PACIENTES DE HÉRNIA E VESÍCULA
Quero parabenizar publicamente tos os funcionários do Hospital Dr: Sansão Gomes de Tarauacá, e também a sua diretora Anisia Aragão pela forma como conduziram todo os pacientes atendidos para a realização das cirurgias, acontecidas hoje dia 28/05. As camas estavam vazias, e também os pacientes operados estavam numa alegria só. Alguns pacientes não foram operados por problemas com pressão alta ou baixa, mas a atendente já encaminhou para posterior agendamento e realização das cirurgias.
De 9 a 11 deste mês, a equipe do programa Saúde Itinerante realizou 38 cirurgias no Hospital Doutor Sansão Gomes, em Tarauacá, além de atender os pacientes de Feijó. A ação serviu para acelerar o atendimento àqueles que estavam na fila de espera para Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e que seriam encaminhados a Rio Branco.
O mutirão teve início no dia 2, realizado por uma equipe de 20 profissionais, entre cardiologista, ginecologista, ortopedista, infectologista, dermatologista, gastroenterologista, oncologista e hematologista, além de enfermeiros. Cerca de 1.200 atendimentos e mais de 500 exames como ultrassonografia, coleta de PCCU, endoscopia, exames laboratoriais, eletrocardiograma e ecocardiograma foram feitos no hospital.
Cirurgias como de hérnia, apêndice, linfoma e retirada de tumores foram realizadas por uma equipe formada de um clinico-geral de Tarauacá, dois cirurgiões e um anestesista de Rio Branco e um cirurgião de Cruzeiro do Sul.
De acordo com cirurgião geral e coordenador da equipe de cirurgias, Yotaro Alberto Camargo Suzuki, “essa ação de itinerante cirúrgico já vem sendo realizada em outros municípios e o único que faltava era Tarauacá”. O município fica em um local estratégico devido à proximidade com Feijó. A distância entre as duas cidades é de 40 km e a proximidade facilita o atendimento aos pacientes dos dois municípios.
Suzuki explica que o hospital oferece condições para qualquer tipo de atendimento que a população precisa. Isso facilita o trabalho da equipe que se empenhou em realizar os procedimentos cirúrgicos a esses pacientes que esperavam ansiosamente para serem cirurgiados e resolver seus problemas de saúde. O mais importante desse trabalho é que as pessoas não precisão sair de seus locais de origem para serem atendidas.
Agora estão assim...
A dona de casa, Elizete Nogueira, que reside no município de Feijó comenta que há mais de 3 meses esperava pela cirurgia de vesícula. “Há algum tempo sofro com muitas dores. Quando fui a Rio Branco o médico diagnosticou que eu tinha algumas pedras na vesícula. Eu tinha de esperar para ser submetida à cirurgia, pois quando dei entrada no TFD existia uma lista de pessoas na minha frente. Agora estou feliz, por meio dessa ação pude resolver meu problema de saúde que talvez só fosse solucionado mais adiante", enfatiza Elizete Nogueira.
A aposentada Maria Aparecida de 81 anos que reside em Tarauacá conta que só pensava no sofrimento de viajar e ficar longe das filhas. Há oito meses espera por essa cirurgia de retirada de pedra na vesícula. “Fui muito bem tratada, tanto pela equipe médica quanto pelos profissionais do hospital. Posso afirmar que Jesus me abençoou com esse presente de natal, pois retirei uma pedra da minha vesícula que tem 8 cm de cumprimento e isso já me atormentava há alguns anos” ressalta Maria.
Vazias...
Sem pacientes..
Olha o tamanho dessa pedra (hoje)!!! Parece um caroço de buriti.
Foto: Blog do Kbym