quarta-feira, 10 de outubro de 2012

HUMILHAÇÃO: A FALTA DE VEREADOR PARA DEFENDER OS DIREITOS DOS MAIS HUMILDES.


Cidade de Tarauacá cresce de forma desordenada

Construções estão sendo realizadas em locais inadequados para habitação
Devido a falta de aplicação de um Plano Diretor que define a todo o planejamento urbano, uma área no entorno da cidade que deveria ser de preservação ambiental, está sendo loteada para construções de pequenas residências. As pessoas estão construindo suas casas em verdadeiros igapós, sem a menor infra estrutura, o que dificulta a chegada dos serviços públicos como energia, água tratada, rede de esgoto e ainda expõe as famílias ao risco de contraírem doenças.
Há muito tempo, a prefeitura local além de não disponibilizar terrenos em locais adequados para a construção de novas unidades habitacionais, ainda incentiva o crescimento desordenado aterrando essas áreas  que poderiam ser de proteção ambiental.
O déficit habitacional em Tarauacá é muito grande,  e, no desespero, as pessoas compram lotes baratos localizados nessas áreas inóspitas. 
No ano de 2011 foi criado o Conselho Municipal de Habitação, órgão da Administração do Município, composto por membros do governo e da sociedade civil organizada, tendo caráter deliberativo, normativo, consultivo e fiscalizador acerca das políticas, planos programas para produção de moradia e de curadoria dos recursos a serem aplicados e acompanhar e avaliar a Política Municipal de Habitação.
Assim como os demais Conselhos existentes em nosso município, o Conselho Municipal de Habitação ainda não teve sua funcionalidade, pois a Administração Municipal deveria ajudar na estrutura física e no funcionamento nada faz para que estes Conselhos tenham funcionalidade e ajudem no debate e organização das políticas públicas a serem desenvolvidas na melhoria de vida da população do nosso município nas diversas áreas. 

Áreas imprópias para habitação estão sendo loteadas. Construções sem nenhum planejamento ou estudo de impacto ambiental já estão sendo realizadas. 

































 

Fonte:  Blog do Accioly