A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO REALIZA CAPACITAÇÃO SOBRE O CREAS
Fotos/ Abimael Lopes
Foi inciado nessa terça feira (26) pela parte da manhã no prédio do Centro de Referência de assistência Social (CRAS) uma capacitação sobre o Centro de Referência Especializado de assistência social (CREAS). Na abertura da capacitação estiveram presentes o prefeito Rodrigo Damasceno e o vice prefeito Chagas Batista.
O prefeito Rodrigo Damasceno iniciou sua fala fazendo um comentário á respeito da importância da capacitação dos profissionais e servidores de apoio que atuam na instituição de promoção social.
Participam da capacitação representantes do poder judiciário, conselheiros tutelares, servidores de apoio de promoção social e profissionais da área da assistência como psicólogos e assistentes sociais. A capacitação tem como finalidade o esclarecimento de atuação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A capacitação será realizada durante dois dias, hoje dia 26 e amanhã quarta feira dia 27.
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto etc.
Por seu caráter de serviço social, que reintegra pessoas à sociedade, o Creas também faz parte do Plano Brasil Sem Miséria ao contemplar pessoas em situação de extrema pobreza. Atualmente, o País conta com 2.155 unidades espalhadas pelo território.
O serviço tem como foco a família e a situação vivenciada. O Creas atua dando à família o acesso a direitos socioassistenciais. Além disso, busca a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários.
Para o exercício de suas atividades, os serviços ofertados nos Creas devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.
Os Creas podem ter abrangência tanto local (municipal ou do Distrito Federal) quanto regional, alcançando, neste caso, um conjunto de municípios, de modo a assegurar maior cobertura e eficiência na oferta do atendimento.