quinta-feira, 25 de abril de 2013

O HOMEM QUE LIBERTOU A ESCRAVIDÃO POLÍTICA DAS MÃOS DA ARENA.


TARAUACÁ CEM ANOS: Mensagem do tarauacaense Nabor Teles da Rocha Júnior

"Falar da minha terra natal é um desafio emocionante. Um conjunto de memórias, histórias pessoais, fatos vividos e conhecidos, tudo jorra em minhas lembranças; porém, é difícil selecionar o que teve real importância, quem foi mais marcante e mais importante nesses 100 anos de existência dessa terra querida, que me abrigou logo que nasci. 

Por isso, resisto à tentação de destacar pessoas, fatos ou eventos. E homenageio, como um todo, a gente humilde, serena, corajosa e trabalhadora de Tarauacá. 

Cada tarauacaense é único e, ao mesmo tempo, idêntico aos conterrâneos. Traz em si marcas individuais da luta pela conquista da terra, da sobrevivência na mata hostil – mas, ao mesmo tempo, vê as cicatrizes dos irmãos, que enfrentaram dificuldades semelhantes. 

E aquilo que os diferencia acaba sendo seu ponto de comunhão humana e social: o caráter forte, a determinação férrea e a dignidade inegociável, sob uma capa de generosidade e de calorosa fraternidade que jamais encontrei em qualquer outro lugar. 

Com o orgulho e a humildade de ser parte desse povo tão especial, faço-me presente e participo, mesmo fisicamente distante, da alegria e da emoção com que o povo de Tarauacá festeja o centenário de sua afirmação como comunidade livre, altaneira e vitoriosa. 

Parabéns, Tarauacá!" 

Nabor Júnior 

24 de Abril de 2013 

Nenhum comentário: