CENTO E VINTE DIAS DE UM CENTENÁRIO: UNIÃO, RECONSTRUÇÃO E TRABALHO.
Prefeito Rodrigo Damasceno e Vice Chagas Batista
Completaram-se os primeiros cento e vinte dias da nova gestão do município de Tarauacá.
Durante esse período muitos esforços estão sendo dispensados pelos gestores para que a população seja a principal beneficiária pelas ações administrativa do Governo de Um Novo Tempo.
É sempre difícil a montagem de um novo governo, porém, o Prefeito Rodrigo Damasceno, o Vice Chagas Batista e todo o secretariado, estão empenhados na organização administrativa, planejamento de ações para todo o mandato, busca de parcerias e execuções de ações preliminares para os dias iniciais do mandato.
Para cada secretário (a) municipal nomeado(a) pelo prefeito, foram estabelecidos tempo e metas a cumprir nesse começo. Desde a escolha de assessores, passando pela montagem da infraestrutura de cada secretaria, planejamento e realizações de ações emergenciais. Alguns com mais dificuldades devido às condições ruins em que encontraram as secretarias. No entanto, já é possível uma breve avaliação do novo governo.
Prefeito Rodrigo Damsceno
PREFEITO RODRIGO: Assim como na sua vida de médico e quando se tornou candidato, Rodrigo Damasceno, agora como maior autoridade do município, continua humilde, atencioso, tranquilo, dedicado e incansável.
O jovem prefeito encara o desafio de administrar o município do "Abacaxi Gigante e da Mulher Bonita", quando o mesmo completa seu primeiros cem anos de emancipação política.
O prefeito da cidade dorme tarde e acorda cedo para se dedicar em todos os dias da semana, a resolver os problemas que afetam nosso nossa cidade e consequentemente o nosso povo. Foram cento e vinte dias de entrega total ao mandato.
Não foi fácil encontrar uma cidade que havia passado por dificuldades políticas em que seus mandatários tiveram problemas com a justiça, sendo que tudo isso implicou em sérios problemas administrativos. Não é segredo para ninguém, as condições em que a nova administração encontrou os diversos setores da prefeitura.
“Não vamos ficar nos lamentando e arranjando desculpas para não fazermos as coisas e colocando a culpa em governos passados. Queremos arranjar desculpas para trabalhar”. Essas frases de efeito sempre fizeram parte do repertório do jovem prefeito.
Quebrando os tabus do conservadorismo e das práticas ortodoxas de outros gestores, o jovem Rodrigo Damasceno nomeou secretários e assessores, encarou um cenário político turbulento por conta das pressões naturais dos diversos grupos que o elegeram, além da pressão de milhares de pessoas que diariamente lotavam as dependências da prefeitura em busca de um trabalho. Não foi nada fácil.
O prefeito comandou pessoalmente o mutirão de limpeza durante dias e noites, e retirou da cidade, somente nos primeiros 15 dias de mandato, cerca de 40 caminhões abarrotados de lixo e entulho. As condições eram as mais adversas possíveis devido a falta de infraestrutura, além do rigoroso inverno que muitas vezes impedia até do caminhão entrar na área lixão.
Grande parte das ruas da cidade pareciam que haviam sido bombardeadas e todas estavam literalmente destruídas. Além disso, chovia praticamente todos os dias.
Com máquinas emprestadas por amigos, outras alugadas e outras cedidas pelo governo do estado, montou-se uma verdadeira força tarefa para tentar amenizar o sofrimento do povo.
Na educação mandou pagar salários atrasados, realizou um concurso público para contratação temporária de professores, garantiu concurso publico permanente para o próximo ano, está moralizando o setor e negocia com o sindicato a data base dos trabalhadores em educação.
Na saúde, contratou médicos, enfermeiros e outros profissionais, mandou comprar medicamentos, exigiu que postos estratégicos funcionassem também nos finais de semana e, na qualidade de médico, foi pessoalmente atender crianças, adultos e idosos nos finais de semana.
Nas finanças, exigiu que sua equipe trabalhasse intensivamente para retirar o município da inadimplência e renegociar dívidas deixadas por administrações anteriores que giraram em torno de 20 milhões de reais. Depois disso, nomeou uma comissão de licitação para que toda a movimentação financeira do município seja feita com lisura e transparência.
Resgatou o esporte, aproximou-se das comunidades indígenas, planeja políticas de meio ambiente, fortalece a cultura, reorganiza o setor produtivo e busca parceria com a sociedade civil organizada através de sindicatos, associações de moradores, igrejas, empresas, organizações de produtores rurais e outros setores.
O lançamento do Programa Ilumina Tarauacá atende uma das maiores e mais antigas reivindicações do povo pagador de imposto que é a questão da iluminação pública.
O prefeito Rodrigo ainda coordenou pessoalmente toda a organização do maior e mais tranquilo carnaval da história do município. E está sendo assim em todos os setores da administração municipal.
Na enchente do Rio Tarauacá, o prefeito foi pessoalmente levar a ajuda da prefeitura aos tarauacaenses atingidos. Recentemente esteve na região do Rio Liberdade atendendo os desabrigados pela enchente naquela localidade.
Rodrigo fez várias viagens à zona rural verificar, em loco, os problemas por que passam grande parte da nossa população que vice no campo. A produção, a moradia, a educação, a saúde, o lazer, o transporte, a compra da produção e outras situações, são os grandes desafios do novo governo.
Em mais uma demonstração de dedicação, o prefeito coordenou os seis dias da maior e mais organizada festa da história do município. A festa do centenário divertiu o povo, aqueceu a economia e pode ter se tornado o marco de uma nova história dos tarauacaenses.
Este é só o início da organização de um governo que planeja, se estrutura e busca parcerias para que nos próximos 4 anos se possa construir um novo tempo na vida do povo de Tarauacá, com união, reconstrução e muito trabalho.
Vice Prefeito Chagas Batista
VICE PREFEITO CHAGAS BATISTA – Chagas Batista tem sido um vice prefeito presente na vida dos tarauacaenses e grande parceiro de todos os membros da administração.
Com sua experiência política, tem se dedicado muito em ajudar o Prefeito Rodrigo nas diversas ações do governo. Enquanto Rodrigo cuida de uma área, Batista está cuidando de outra e os resultados começam a aparecer. Os dois formam uma boa dupla no comando dos destinos do município e do povo.
Batista e Rodrigo são amigos do nosso povo, não têm interesse em acumulação de riquezas. Esse é uma qualidade de poucos homens na história política do país.
“Vamos combater a corrupção em todos os níveis da administração e qualquer membro do nosso governo que trilhar por esse caminho será excluído e ainda responderá juridicamente por seus atos” afirma Chagas Batista.
Governador Tião viana grande parceiro de Tarauacá
PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO: O Governador Tião Viana tem sido um grande parceiro do município de Tarauacá com anúncio de grandes investimentos na melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Essa parceria é resultante de uma política de união entre os poderes e o resultado reflete-se em benefícios para a população.
AS CRÍTICAS: A população está correta em reclamar. Rodrigo e Batista encaram as críticas com muita naturalidade e responsabilidade. Em cento e vinte dias de governo, as maiores reclamações se concentram na questão das ruas. O novo governo procura realizar serviços emergenciais e temporários devido ao período invernoso. No verão, que se inicia, serão desenvolvidos diversos trabalhos na infraestrutura da cidade com obras e investimentos de maior envergadura.
A OPOSIÇÃO: Um governo não se constrói em apenas cento e vinte dias. O novo governo respeita seus opositores políticos e está aberto ao diálogo. Quando a oposição é crítica e propositiva, todos convergem para o entendimento e isso é salutar para o povo. Quando as críticas são meramente políticas com a finalidade de tumultuar um trabalho que está apenas começando, através da prática do denuncismo sem fundamentação, todos perdem.
IMPRENSA: A nova administração respeita todos os trabalhadores e trabalhadoras da imprensa acreana e espera receber o mesmo tratamento, mesmo sabendo que setores da comunicação estão de prontidão para apenas cumprir papel político e de interesse de grupos. Alguns sites nos procuraram para firmar “compromissos obscuros” como era de costume em outras administrações. Dívidas de origens ilegais deixadas por outras gestões nos foram cobradas por alguns jornais e sites e não pagamos. A política do “me paga que te elogio” não encontrou refúgio em nossa gestão. Temos uma assessoria de comunicação que está sendo estruturada e através dela mostramos nossos trabalhos e isso é que importa.
OS PLANOS FUTUROS: Em apenas três meses se construiu uma base administrativa para governar os quatro anos. Muitos planos estão sendo concluídos para que se possa trabalhar com mais tranquilidade.
Outra questão a destacar é que membro do governo que não produzir o que o povo espera, não terá lugar garantido na próxima fase do governo. Prefeito e vice já fizeram todas as observações e já sabem quais aqueles que de fato “vestiram a camisa” do novo governo.
Por fim, o governo do município, que está construído Um Novo Tempo em Tarauacá, garante ao povo que a dedicação ao trabalho, com amor, empenho e honestidade, será a prioridade de todos os seus membros.
Em breve publicaremos um resumo das ações de cada secretaria
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá
Nenhum comentário:
Postar um comentário