Os
conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) condenaram dois ex-prefeitos
por má gestão dos recursos públicos na sessão realizada na manhã desta
quinta-feira (23).
No
julgamento da prestação de contas do ex-prefeito de Tarauacá, Erisvando Torquato do Nascimento, referente a 2010, várias irregularidades encontradas na gestão
resultaram na aplicação de multa e no pedido de devolução de R$ 1.411.673,83.
Na
lista de problemas detectados estão o déficit orçamentário de R$ 2.898.596,70,
o pagamento de R$ 373.120 em diárias não justificadas, pagamentos de R$
11.127,89 em multas e juros com encargos sociais e o pagamento de R$ 9.993,29
com aluguel e manutenção da residência oficial sem previsão legal.
Os
técnicos do TCE ainda verificaram a contratação de 43 servidores para cargos
comissionados sem qualquer função, o que gerou R$ 127.601,25 de gastos.
Erisvando Torquato do Nascimento não comprovou com extratos a existência de R$
564.878,75 que deveria ser utilizado no ano seguinte, deixou de apresentar
extratos do Banco do Brasil que comprovassem a existência de R$ 37.739,30.
O
ex-prefeito contratou sem concurso público 435 trabalhadores, contrariando a
Constituição Federal, o que resultou na aplicação de multa de R$ 357 por
empregado. Ele ainda descumpriu os mínimos previstos com a Educação e a Saúde.
Os
auditores do Tribunal constataram a falta de registros do almoxarifado,
inconsistência no balanço patrimonial, o pagamento ilegal de subsídios a
ex-vice prefeita, Marilete Vitorino Siqueira, e a ex-secretária de Saúde, Maria
do Socorro Góes.
Com
tantos problemas, as contas de Tarauacá foram consideradas irregulares e o
ex-gestor foi condenado a devolver para a prefeitura R$ 1.142.162,58, ao
pagamento de uma multa no valor de 10% sobre o valor, além de ter que pagar
outra multa pela contratação dos 435 servidores irregulares que chegou a R$
155.295.
Na
mesma sessão, os conselheiros condenaram o ex-prefeito de Manuel Urbano, Manoel
da Silva Almeida, a devolução e multas que chegam a R$ 40.970 por uma série de
irregularidades na prestação de contas da Prefeitura referente a 2008.
Entre
os problemas identificados está o pagamento de diárias para o prédio da
prefeitura e para o secretário de finanças sem justificativa, gastos que chegaram
a R$ 34 mil.
Sem
a comprovação de necessidade do gasto, os membros do Tribunal determinaram a
devolução e o pagamento de 10% do valor em caráter de multa, além de uma multa
de R$ 3.570 por ter extrapolado o limite com os gastos relativos à folha de
pagamento.
Fonte: Ac24horas.com
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