quinta-feira, 6 de junho de 2013

Farmácia Básica Municipal



A Farmácia Básica da Prefeitura de Tarauacá, uma extensão da Secretaria de Saúde, é um espaço público que distribui medicamentos gratuitamente para a população carente do município. Cerca de 200 pessoas são atendidas diariamente com os mais variados tidos de medicamentos, o que soma no final do mês mais de 6.000 atendimentos.


Atendimento ao público de segunda a segunda
Funciona da seguinte maneira: A pessoa vai ao posto de saúde do seu bairro, consulta um médico que lhe prescreve os medicamentos e de posse dessa receita mais o cartão do SUS - Sistema Único de Saúde, ela vai até a farmácia básica onde esses medicamentos são fornecidos totalmente de graça.


Medicamentos para diversas doenças
Na lista dosa medicamentos inclui-se dos mais básicos ao Antibiótico, Antiinflamatório, o chamado remédio controlado, medicamentos para hipertensão, diabetes, material para curativos, preservativos, cloro, material para atendimento odontológico e outros que atendem a demanda dos Unidades de Saúde, além das ações de saúde itinerante promovidas pela secretaria.


Atende-se 6.000 pessoas por mês
A Farmácia Básica funciona de segunda a sexta, das 8 às 18 horas e nos finais de semana das 8 às 12 horas. São 8 pessoas que prestam serviços no local, incluindo-se aí, um Bioquímico, Roberto Saraiva, além da Diretora Andréa do Nascimento Correia.


Diretora Andréa Correia
A diretora Andréa Correia disse à nossa reportagem que sua equipe não mede esforços para atender a comunidade. "As pessoas que nos procuram aqui são as mais carentes, que merecem nossa maior atenção e que fazemos isso de segunda a segunda com maior prazer", falou Andréa.


Andréa e o Bioquímico Roberto Saraiva
Para o Bioquímico Roberto Saraiva deve-se agradecer ao Secretário Carlos e ao Prefeito Rodrigo pelas novas instalações da Farmácia. "Onde estávamos trabalhando não havia condições mínimas de prestarmos um atendimento digno ao público e graças as nossas novas instalações nosso atendimento melhorou significativamente", falou Roberto.

Por Raimundo Acioly
Fotos: Gilson Amorim
AssecomTarauacá

Nenhum comentário: