domingo, 27 de outubro de 2013

Festival Yawa, uma celebração ao criador

Indios_abre
Políticos e turistas de 16 países do mundo enfrentam chuva e uma viagem de barco de sete horas pra participar da maior festa indígena do Acre, no alto Rio Gregório
No alto Rio Gregório, em Tarauacá, região oeste do Acre, o povo Yawanawa celebra a cultura de seus antepassados e agradece ao Criador pelas dádivas alcançadas, durante o XVII Festival Yawa, uma das festividades indígenas mais conhecidas do mundo, que atrai a Aldeia Nova Esperança, local de realização da festa, turistas de várias partes do Brasil e de diferentes países como da França, Bélgica, Portugal Estados Unidos, Suíça, Holanda, Peru e México.    
O respeitado Festival, que termina nesta terça-feira, 29, acontece durante cinco dias. É o momento em que os indígenas aproveitam para mostrar aos visitantes seu modo de vida e seus hábitos através das danças do Mariri e do Peixe Boi, rodadas de músicas antigas e noites de uni e rumê (cipó e rapé) com os pajés yawanawas. Também durante o Festival acontecem diversos tipos de brincadeiras com imitações de animais.
Indios_abre_2
“Essa é a hora de celebrarmos ao criador pela fartura”, diz Bira Brasil, cacique Yawanawa.
A croata Nanda, que mora na Bélgica, chegou ao Festival no dia da abertura, na sexta-feira, 25. Ela diz que ficou impressionada não só com os ritos, mas com a alegria e simplicidade dos yawanawas.
“Essa coisa natural é um abertura para a Europa, que vive uma enorme crise”, diz.
Indios_turistas
A portuguesa Nina, amiga de Nanda, acredita que o modo de vida dos índios é um exemplo para o mundo.
“Tudo muito natural, simples, mas com tanta felicidade, harmonia”, ressalta.
O Festival também recebeu autoridades da política do Acre. Convidados pelo cacique Bira Brasil, o governador Sebastião Viana, a primeira dama do Estado, Marlúcia Cândido e o senador Jorge Viana, viajaram sete horas de barco com motor de rabeta, pelo Rio Gregório, debaixo de uma chuva torrencial, para participar durante dois dias do Festival Yawa. Na chegada ao porto da Aldeia Nova Esperança, os petistas foram recepcionados com a dança do Peixe Boi pelos indígenas. 
Indios_tião_in1
Ao descer do barco junto com a primeira dama, molhado da chuva, Sebastião arregaçou a calça e descalço subiu até a Aldeia, acompanhado do cacique Bira Brasil e de sua comitiva.
Na sede da Aldeia Nova Esperança, Sebastião Viana recebeu as boas vindas e foi presenteado com uma faixa indígena com as cores e símbolos de força e poder do povo Yawanawa.
“É uma cultura que nos enriquece muito, que passa de pai pra filho. Esse é o povo Yawanawa que eu visito há algum tempo”, destacou Sebastião Viana.
 Indios_João_in2
O cantor João Donato, que veio ao Acre para comemorar seus 65 anos de carreira e 80 anos de idade, chegou junto com o senador Jorge Viana, no Festival, para “ouvir a sonoridade do canto indígena e se inspirar.”
 Luciano Tavares, de Tarauacá (AC) - lucianotavares.acre@gmail.com

Nenhum comentário: