A presidenta Dilma Rousseff foi homenageada, nesta quarta-feira (27), em Santa Catarina, pela sanção da lei 12.881, marco regulatório das instituições comunitárias de ensino superior. Ela afirmou que a prioridade para o país deve ser a educação, e que o Brasil deve agradecer o trabalho dessas faculdades.
“Então quando falam qual a prioridade do Brasil, tem que responder educação, mais educação e mais educação. (…) Hoje, vocês agradecem o marco regulatório das entidades comunitárias, mas o Brasil que tem que agradecer o trabalho dessas instituições por oferecer vagas de ensino superior Brasil afora. Ajudaram a realizar o sonho de muitos brasileiros”, destacou Dilma.
Segundo o professor Darcy Laske, secretário executivo da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), a medida vem em benefício das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Ices) de todo o país.
“A lei [...] vem em benefício das instituições comunitárias do país e ela tem uma fundamentação muito importante, porque ela passa a caracterizar, em termos de Brasil, o que é uma instituição comunitária, em primeiro lugar. Em segundo lugar, essa instituição, uma vez cadastrada como comunitária, ela passará a ter acesso a recursos públicos e, consequentemente, ela poderá melhorar a sua qualidade de ensino, poderá diminuir o custo de sua mensalidade, com o objetivo de incluir mais jovens brasileiros no ensino superior em todo o país, o que é uma das grandes metas do governo, é a maior inclusão”, disse o secretário.