Dilma Rousseff lidera pesquisa com ampla vantagem no Rio de Janeiro
A última pesquisa sobre a corrida presidencial realizada pelo IBOPE e encomendada pela Rede Globo apontou uma grande superioridade da presidenta Dilma Rousseff (PT) em relação ao candidato Aécio Neves, do PSDB. No Rio de Janeiro a diferença é ainda maior.
A pesquisa do instituto, realizada nas diversas regiões do país, aponta que Dilma Rousseff ganharia o primeiro turno das eleições com ampla maioria no estado do Rio de Janeiro. A presidenta da República detém 35% das intenções de voto dos eleitores fluminenses, contra apenas 15% do candidato tucano. Eduardo Campos (PSB) é citado somente por 5% dos eleitores do Rio.
Dilma sairia vitoriosa em todos os cenários, inclusive num possível segundo turno.
Nacionalmente a pesquisa destaca que a candidata à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores tem 38% das intenções de voto. Já Aécio Neves, aparece em um patamar inferior, com 22% das menções, e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) é citado por 8% dos eleitores brasileiros. O candidato Pastor Everaldo (PSC) é mencionado por 3%, enquanto Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU) e Luciana Genro (PSOL) são lembrados por 1% do eleitorado cada.
Os demais candidatos à Presidência da República (Eymael, do PSDC; Levy Fidelix, do PRTB; Mauro Iasi, do PCB; Rui Costa Pimenta, do PCO) obtêm, juntos, 1% das citações. Aqueles que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto somam 16%; já 9% preferem não opinar a respeito.
Caso a presidenta Dilma precise disputar o segundo turno com o candidato do PSDB, ela ganharia com uma vantagem razoável. 41% dos eleitores brasileiros votariam em Dilma, enquanto Aécio só receberia 33% dos votos válidos.
O IBOPE também divulgou a pesquisa sobre a disputa pelo governo do Rio de Janeiro, que aponta a liderança apertada de Anthony Garotinho (PR) com 21%, seguido pelo bispo Crivella (PRB) que aparece com 16%. Em terceiro aparece o candidato do PMDB, Pezão, com 15% e Lindberg Farias (PT), candidato da Frente Popular, com 11%. Vale ressaltar que os 4 candidatos estão praticamente em empate técnico, e que o quadro eleitoral ainda está bem aberto e indefinido, podendo sofrer reviravoltas importantes.
*Com informações do IBOPE e do site: http://www.brasil247.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário