Funcionária da empresa de limpeza urbana do Rio viu a vida mudar após espalharem suas fotos: 'Fizeram para zoar e gerou outro tipo de repercussão'
Rita Mattos, a gari gata, posou para o EGO na praia da Barra da Tijuca (Foto: Roberto Teixeira / EGO)
Rita Mattos (Foto: Roberto Teixeira / EGO)
Rita Mattos levava uma vida comum como a de milhares de outras brasileiras. Nascida no Rio e vivendo no bairro de Realengo, na Zona Oeste, junto com os pais, a carioca de 24 anos trabalha na Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio (Comlurb) e entre uma rua varrida e outra, ela gosta de tirar algumas selfies. Algumas não, várias... Todas elas publicadas em suas redes sociais. As fotos de Rita começaram a ser divulgadas em grupos de Whatsapp e compartilhada no Facebook. Em pouco tempo ela ganhou o título de Gari Gata e do dia para a noite, se tornou uma celebridade da internet, ganhou um assessor de imprensa e teve sua vida divulgada até na imprensa internacional.
"Não sei como me descobriram , acho que foram pessoas querendo me zoar, me prejudicar, no Whatsapp com as minhas fotos de gari e terminou que gerou um outro tipo de repercussão. As pessoas gostaram, falaram que é um trabalho digno e me apoiaram. Tomei um susto enorme", disse em entrevista ao EGO.
Rita contou ainda que as fotos, com o uniforme da Comlurb, não desagradou nem aos chefes - de alguns deles chegou a receber elogios. "Alguns chefes estão me apoiando, outros não falaram nada, acho que não tem nenhum que não tenha visto", brincou, "mas ninguém brigou".
Há um ano e meio na empresa, Rita conta que sua rotina é como de uma trabalhadora comum, ou era. Já que, desde que foi 'descoberta', tem dado entrevistas, tirado fotos e respondido aos fãs na internet. A morena dos olhos verdes, 1m64cm, bem distriubuídos em 64kg além de gari agora é modelo. E ela está gostando disso: "Eu sempre gostei de tirar foto, teve uma época da minha vida que até quis trabalhar com isso mas não deu certo e caiu no esquecimento. É um mercado difícil e fechado. Estou gostando, mas estou pensando mesmo em estudar para crescer na vida", conta.
Enquanto isso, Rita vai aproveitando o lado bom da fama. Ela já foi convidada para desfilar na escola de samba Estácio de Sá, no próximo carnaval, e confessa: quer vir com pouca roupa. "Recebi o convite, gostei, estou ansiosa e aguardando qual vai ser a fantasia. Falei pra eles não colocarem muita roupa porque já uso uniforme o ano inteiro. Aquilo pesa quando fica muito quente, então não quero nada pesado", brincou. Para a entrevista, ela também usou o mínimo de roupa possível, um microbiquíni que revelou suas sete tatuagens. "Adoro, se pudesse faria mais, mas daqui a pouco viro um carro alegórico."
Ensaio nu
Rita não tem meio termo, meia palavra, não se faz de tímida e não descartaria um ensaio nu. "Tudo é questão de conversa. Se a proposta financeira for mudar a minha vida, por que não? Só teria que conversar com os meus pais direitinho", diz ela, que mora com o pai e a mãe em um pequeno apartamento. "A gente vive de maneira bem simples, curte a vida da maneira que dá. É claro que tenho vontade de mudar de vida, mudar de casa...Ainda moro com os meus pais, eles se assustaram com todas as novidades, mas estão orgulhosos de mim".
Rita Mattos (Foto: Roberto Teixeira / EGO)
Com um corpão de dar inveja, a Gari Gata conta que é amante de academia e admite achar curioso que os homens passem cantadas quando ela está com o uniforme da empresa. "É engraçado, mexiam mais comigo quando quando eu estava com uniforme do que com roupa normal, parece que o coral do uniforme chama mais a atenção", riu. "Gosto muito de academia, sempre gostei, desde novinha. Agora mesmo, aumentei minha série e estou toda dolorida, mas o que importa é o resultado'.
Apesar de não ligar para o assédio, a dona dos olhos verdes mais famosos da Comlurb tem dono. Rita namora com Paulo Hernane, que também trabalha como gari há sete anos, diz que não pensa em casar e que o namorado não sente ciúmes. "Diz ele que estão zoando, que toda hora alguém comenta que a namorada dele esta famosa, no começo ele até teve ciúmes, mas agora não. A gente está namorando há sete anos, mas não tenho pretensão de casar agora, não".
Depois da fama, Rita segue trabalhando como gari. Ela ama a empresa e a profissão, e para quem acha que a gata tem vergonha do trabalho, ela manda um recado. "Nunca tive vergonha, pelo contrário, sempre postei foto trabalhando, deitada no chão, comendo na calçada. Se tentaram me prejudicar não deu certo".
Rita Mattos fazendo caras e bocas durante o expediente (Foto: Reprodução / Instagram)Laís Gomesdo EGO, no Rio