No Senado, Ronaldo Caiado xingou Eduardo Braga de 'safado' e 'bandido'.
Parlamentar da oposição deixou plenário de comissão contido por colegas.
O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), e o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB-AM) – senador licenciado –, protagonizaram nesta quinta-feira (29) um intenso bate-boca em uma audiência pública no Senado e trocaram gritos de "safado" e "bandido". Em meio à confusão, o senador oposicionista chegou a chamar o ministro para "resolver a questão" fora do plenário e precisou ser contido por outros parlamentares.
O titular das Minas e Energia foi convidado para uma reunião da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional. Durante a sessão, o líder do DEM se irritou com Eduardo Braga no momento em que questionava o ministro sobre a renovação das concessões das distribuidoras e os planos de venda da Celg Distribuidora pela Eletrobras. Caiado acusou o ministro de estar “dando as costas” enquanto ele falava.
“Senhor ministro, se vossa excelência estiver ocupado e não puder ouvir a minha pergunta, eu encerro aqui”, ironizou Caiado.
Eduardo Braga, então, pediu desculpas ao senador do DEM e respondeu que estava ouvindo “com a maior educação”.
Depois, o ministro ressaltou que tinha ido à comissão “debater clima”, mas foi interrompido por Caiado. “Vossa excelência se nega todas as vezes a vir aqui discutir esse assunto”.
Diante da cobrança do parlamentar da oposição, Eduardo Braga pediu que Caiado mantivesse a calma. No entanto, o comentário fez com que o senador se exaltasse ainda mais, alegando que estava sendo desrespeitado.
“Quem está sendo desrespeitoso é vossa excelência”, rebateu Braga.
“Pelo visto, já está com a intenção toda de negociar a Celg e não tem o menor interesse em dizer por que acoberta 42 distribuidoras e penaliza as Centrais Elétricas de Goiás. Não tenho mais pergunta a formular para vossa excelência. Passe bem”, declarou Caiado.
saiba mais
O senador chegou a se levantar para deixar o plenário, mas no meio do caminho decidiu se dirigir à mesa onde estava Eduardo Braga estava sentado e voltou a xingar o ministro.
"Vossa Excelência é um desequilibrado", disse Braga, enquanto Caiado o chamava de "bandido" e "safado".
"Bandido é vossa excelência e safado é vossa excelência. Me respeite", enfatizou o titular de Minas e Energia.
No momento mais tenso da discussão, Caiado chegou a chamar Eduardo Braga para "briga", dizendo que queria resolver o desentendimento fora da sala.
“Aonde você quiser, aonde você quiser”, rebateu o ministro, que não chegou a se levantar da cadeira.
Após a confusão, Ronaldo Caiado deixou o plenário da comissão contido por outros parlamentares.
tópicos: