Na chegada, um ritual sagrado dá boas-vindas àqueles que vão participar da 14ª edição do
Festival Yawa (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)
São quase 15 horas de viagem, entre via terrestre e navegação, para chegar à aldeia Nova Esperança, no alto Rio Gregório, em Tarauacá.
No coração da floresta amazônica acreana, na parte mais alta das terras indígenas, um ritual sagrado dá as boas-vindas àqueles que vão participar da 14ª edição do Festival Yawa, do povo indígena Yawanawá, iniciado no domingo, 25, com término neste sábado, 31.
Essa que é uma das maiores festividades indígenas da Amazônia, que reúne tradição, cultura e espiritualidade. Um breve relato sobre o festival pode ser um bom convite a quem quiser saber mais sobre esse momento de conexão com a floresta.
Haux Haux, Txai
“Haux haux, Txai”. Para os Yawanawá, a expressão significa uma saudação. Uma afirmação. Boas-vindas. Este é o “povo da queixada”, que etimologicamente faz parte do tronco linguístico Pano. Os primeiros contatos com os não índios se deram por volta do século XX, quando os seringalistas começaram a explorar a borracha na Amazônia.
Dispersos pelo impacto da exploração, os índios afastaram-se da sua cultura e do local onde viviam. Mas, a partir de 1984, iniciou-se o processo de demarcação da terra. Hoje a população Yawanawá é superior a 700 indígenas, que vivem nas aldeias Nova Esperança, Mutum, Escondido, Tibúrcio, Amparo e Matrinchã, ao longo do Rio Gregório.
A Nova Esperança é liderada pelo cacique Biraci e sua mulher, a pajé Putani, e outras lideranças tradicionais, como os pajés centenários Tatá (102 anos) e Yawá (104 anos).
Ritual de Uni – pajelança com Ayahuaska
Cura, fogueira, cantos, rapé e dança, comandam a abertura oficial dos festejos, que nesta edição homenageia as mulheres Yawanawá. Seja pela bravura, força, coragem ou firmeza, o festival enaltece a figura da índia guerreira, mãe do povo, geradora de vidas.
As lideranças espirituais da aldeia conduziram o início dos rituais de Uni, com rodadas de pajelança e ayahuasca (bebida sacramental de vários povos amazônicos e andinos). O governador Tião Viana, que há anos prestigia o festival, recebeu a purificação dos indígenas, num ritual de proteção.
“O grande desafio da humanidade é a convivência entre o homem e a natureza. Como chegar a essa convivência de maneira adequada é nosso maior desafio. Eu vim aqui para escutar melhor o povo Yawanawá”, expressou o governador.
Cultura Yawa: o sagrado
Na segunda-feira, 26, Tião Viana e sua equipe de governo fizeram uma caminhada de três horas à Aldeia Sagrada, no meio da mata intocada, entre árvores gigantes, animais raros e exóticos e a diversidade dos frutos da floresta. “O ambiente mais lendário e místico da floresta acreana”, observou Viana.
Biraci contou que a aldeia Sagrada é o local onde pela primeira vez os Yawanawá viram um homem branco subir o barranco do Rio Gregório. É o local que, outrora, habitava todo o “povo da queixada”, sob a orientação de Antônio Luiz, o patriarca centenário e maior pajé, hoje enterrado no cemitério sagrado da aldeia.
A árvore sagrada – uma sumaúma milenar de muitos diâmetros de espessura – reitera a magia da floresta, na qual os índios a consagram como a maior divindade da mata. O local preserva a grande oca, onde o povo yawanawá habitou unido, antes da dispersão.
(Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O resgate das tradições
No fim da tarde, um resgate cultural marcou mais um rito: o uso das flechas, numa rodada competitiva entre os participantes. O instrumento reforça a retomada da essência indígena, da tradição que durante muito tempo não era praticada no festival.
Ritual do peixe-boi – uma tradição indígena que legitima o modo yawá de se resolver as diferenças
(Fotos: Gleilson Miranda/Secom)
“É isso que o festival traduz: um momento de relembrar nossa origem, nossa ancestralidade, e fazer uma reflexão para não perdermos essa harmonia com a natureza, a maneira como o yawanawá vive”, observa Biraci Júnior, na prévia do ritual do peixe-boi – uma tradição indígena que legitima o modo yawá de resolver as diferenças.
“As desavenças são resolvidas assim: chamamos a pessoa que ofendeu e o ofendido para o centro de uma roda formada pelos índios. E daí, com o talo da bananeira, cada um bate nas costas do outro duas vezes. Pronto! O problema está resolvido”, explica Biraci Júnior.
Celebração e união enceram a segunda noite do festival
A segunda noite de celebração do Festival Yawa ganhou um toque especial. O pajé centenário Tatá falou sobre as origens yawanawá e a magia da floresta para a vida.
Os japoneses Silvio e Silvia escolheram a aldeia Nova Esperança para reafirmarem a longeva união sob
a orientação do pajé Tatá (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)
O discurso e o local escolhido, o amplo terreiro em frente à casa do cacique Biraci, foi o cenário ideal para a celebração da união do casal de japoneses que, coincidentemente, atende por Sílvio e Sílvia. Eles escolheram a Aldeia Nova Esperança para reafirmar a longeva união sob a orientação do pajé Tatá.
Mais de 300 visitantes de outras aldeias do Brasil e de diversos países do mundo estão na Aldeia Nova Esperança para participar do festival – um atrativo cada vez mais forte e que garante destaque ao turismo do Acre em relação aos demais estados da Região Norte.
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