Período de seca a e chuva se confrontam gerando os temporais. Em Cruzeiro do Sul, uma ventania chegou a destelhar casas.
Choque entre temperaturas altas e baixas podem ocasionar temporais, explica especialista (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre )
Ainda nem estamos no chamado “inverno amazônico”, mas a chuva já começou a ficar mais frequente. Na última semana, tempestades foram registradas em alguns municípios. Em Cruzeiro do Sul, o vento chegou a destelhar casas e prédios públicos.
O comportamento de tempestade é típico nos meses de maio e setembro, segundo os especialistas. Isso porque é justamente quando o período da seca e da chuva se confrontam.
“É o encontro de massas de ar de uma direção e de outra. De massas de ar com uma temperatura e outras temperaturas, uma mais alta, outra mais baixa. Então, criam diferenças de pressão e essa rajada de vento acontece precisamente por esse fato”, explica o pesquisador da Universidade Federal do Acre (Ufac) Alejandro Fonseca.
Mas o clima em setembro não é marcado apenas pelas tempestades. O mês é considerado também um dos mais quentes do ano.
“Agosto, setembro e outubro são os três meses do ano em que as temperaturas máximas que acontecem à tarde são as maiores do ano. Então, até outubro vamos ter tardes muito quentes porque é característica também do nosso período”, finaliza Fonseca.
Pesquisador explica ocorrências de temporais no mês de setembro no Acre
RIO BRANCO Por Do Jornal do Acre, Rio Branco
Nenhum comentário:
Postar um comentário