A conta de luz dos acreanos seguirá com bandeira verde, ou seja, sem cobrança de taxa extra no mês de abril. Será o quinto mês seguido de vigência da bandeira verde, que não adiciona a taxa extra à conta. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (29) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Abril é um mês de transição entre as estações úmida e seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). A previsão hidrológica projetada para o mês ainda indica a tendência verificada em março, de recuperação do nível dos reservatórios. Essa conjuntura favorável aponta para a manutenção da produção hidrelétrica e do nível de risco hidrológico em patamares condizentes com o perfil de bandeira verde. Essa perspectiva também se reflete no preço esperado para a energia, em valor inferior ao registrado nos dois últimos meses. O GSF e o PLD são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira, 23, que os consumidores não serão obrigados a pagar taxa extra no mês de Março. A bandeira verde está em vigor desde janeiro. A bandeira verde sinaliza condições de geração de energia favoráveis, com chuvas chegando aos reservatórios das hidrelétricas