A secretaria estadual de Saúde da Bahia informou que registrou o primeiro caso oficial de coronavírus em uma criança de dois anos, que está em bom estado de saúde. Ao todo, o estado tinha 156 casos até a tarde de ontem.
Ontem, a pasta confirmou a primeira morte causada pelo coronavírus no estado. Trata-se de um homem de 74 anos, cuja identidade não foi divulgada.
Internado em um hospital privado da capital baiana, o paciente estava entubado e em diálise contínua, segundo informações da secretaria. O óbito ocorreu na noite de sábado.
Ao todo, segundo a secretaria, 17 pessoas estão curadas e 18 encontram-se internadas, sendo 8 na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
A Bahia é um dos estados que, na contramão da postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), têm defendido o isolamento irrestrito a fim de combater o alastramento do vírus.
O governo estadual suspendeu aulas por 30 dias e interrompeu o transporte municipal em 29 cidades até o dia 5 de abril — há possibilidade de postergação. Da mesma forma, ônibus interestaduais estão proibidos de circular. Decreto da Prefeitura de Salvador também determinou o fechamento do comércio e atividades de rotina.
O Brasil registra 136 mortes em decorrência do novo coronavírus, segundo balanço divulgado ontem pelo ministério da Saúde. São 4256 casos confirmados da covid-19.
* Com reportagem de Hanrrikson de Andrade, do UOL, em Brasília