São 100 VAGAS DISPONÍVEIS.
50 vagas para cada curso superior presencial em Tarauacá disponível ao público em geral.
PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE TEATRO (ÁREA BÁSICA DE INGRESSO – BACHARELADO E LICENCIATURA) E LETRAS/INGLÊS (LICENCIATURA) NO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ-AC PELO PROGRAMA DE INTERIORIZAÇÃO DA GRADUAÇÃO DA UFAC.
Os candidatos interessados devem acessar o link AQUI.
ou
Procurar o Núcleo da UFAC no CEDUP/Tarauacá.
Para realizar a inscrição e deverão obrigatoriamente indicar uma Língua Estrangeira: Inglês ou Espanhol para realização da prova.
O resultado preliminar das inscrições será divulgado no dia 01 de novembro , no site www.ufac.br e a divulgação dos locais de prova no dia 18 de novembro no mesmo site.
As provas do processo seletivo específico serão realizadas em uma única etapa, a ser realizada no dia 27 de novembro de 2022 das 08 horas às 13 horas no município de Tarauacá-AC.
As provas serão compostas de redação em Língua Portuguesa e 40 questões de múltipla escolha, divididas igualmente em quatro áreas de conhecimento integrantes do currículo do ensino médio.
O cronograma com todas as etapas, datas, regras e explicações sobre o processo seletivo está disponível por meio do link AQUI
Tarauacá: ITERACRE implementa ações de regularização fundiária
O Instituto de Terras do Acre (Iteracre) segue implementando ações de regularização fundiária no estado. No período de 17 a 21 de outubro realizou força-tarefa na sede do órgão em Tarauacá, atendendo os produtores rurais residentes nos seringais Tocantins I e Independência, com validação de 101 títulos de domínio, cadastro de imóveis no Sistema Nacional de Cadastro de Imóveis Rurais (SNCR) e Emissão do Certificado do Imóvel Rural (CCIR).
A regularização fundiária consolida a autonomia jurídica sobre a propriedade pelo proprietário e abre um leque de oportunidades para o produtor rural. Foto: cedida
A partir do cadastro dos imóveis no SNCR é emitido o código do imóvel e o CCIR, habilitações que permitem ao produtor o acesso a linhas de créditos de instituições privadas, criando, portanto, oportunidades em empreendedorismo e desenvolvimento para o homem do campo.
O presidente do Iteracre, Alírio Vanderley Neto, esclarece que essa ação decorre de uma parceria firmada com a Superintendência Regional do Instituto de Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com a implantação de um núcleo do Sistema Nacional de Cadastro de Imóveis Rurais (SNCR) no Iteracre, visando a descentralização e a celeridade nos processos de regularização das glebas públicas estaduais.
“Uma ação inovadora no processo de desburocratização da regularização fundiária, mostrando o alinhamento existente hoje na política entre as esferas públicas”, acrescenta Alírio.
Após a validação dos títulos com os códigos dos imóveis, consolida-se a regularização fundiária, que é considerada a porta de entrada para que os agricultores familiares e empresários em situação de insegurança jurídica consigam acessar as políticas públicas e créditos para o crescimento de seus setores.
“A partir daí esses produtores poderão ter acesso a linhas de créditos e outras políticas de fomento e incentivos aos setores produtivos”, explica o presidente do Iteracre.
Após os cinco dias de trabalho, que tiveram como resultado a validação dos 101 títulos de domínio, os produtores podem realizar transações financeiras e de transferências de imóveis de forma segura, o que antes não era viável pela ausência do registro destes imóveis no Sistema Nacional de Cadastro de Imóveis Rurais, bem como do Certificado do Imóvel Rural e seus respectivos códigos.
(Da Agência/Acre)