Ministério dos Transportes apresentou o plano de 100 dias com um conjunto de ações prioritárias do governo federal para recuperação de rodovias do país.
Recuperação da BR-364 está no plano de 100 dias do governo Lula – Foto: Ricardo Stuckert / Reprodução
O Ministério dos Transportes apresentou o plano de 100 dias com um conjunto de ações prioritárias do governo federal em relação as rodovias e ferrovias do país. O planejamento inclui a recuperação da BR-364, que passa pelo Acre e Rondônia.
As iniciativas foram detalhadas pelo ministro Renan Filho. Ao todo, são cinco grupos de ações prioritárias, entre eles o que trata da atração de investimento privado, aumento do escoamento da safra de grãos e a revitalização, retomada e intensificação de obras rodoviárias e ferroviárias além de 19 ações ambientais.
“Nós vamos defender o avanço da infraestrutura nacional dentro das condições ambientais possíveis. Acho que dá para equilibrar as duas coisas e é o equilíbrio que é a saída para o Brasil. O Brasil nem pode ser um país que não faz investimento, porque isso, certamente, tira sua competitividade internacional; e por outro lado não pode ser um país que não preserva o meio ambiente porque isso tira sua capacidade comercial”, destacou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Na região Norte, o ministério prevê 11 ações prioritárias nas seguintes rodovias:
1. BR-364 – entre Acre e Rondônia (intensificação de obras de construção rodoviária e segurança viária)
2. BR-432 – em Roraim.
3. BR-242 – em Tocantins
4. BRs-320, 230 e 163 – no Pará (no que diz respeito ao plantio compensatório e as licitações de gestão ambiental)
6. BR- 319 – rodovia estratégica para a região Norte
Além do plano de recuperação de áreas degradadas, serão licitados portais terrestres de fiscalização nas rodovias para combater crimes ambientais, campanhas de fauna e inventário florestal para obtenção de instalação dentro das práticas ambientalmente corretas e a ordem de início do serviço.
“O Brasil tem muitos desafios. As rodovias amazônicas são desafios grandes, agora temos mais condições de fazer [as recuperações], o governo não tinha dinheiro. Essa é uma obra de R$ 3 bilhões, isso era aproximadamente 50% do investimento do ministério do ano passado”, afirmou o ministro.
Além do acesso ao estado de Rondônia, a BR-364 liga a capital Rio Branco a cidades do interior como: Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.
Em 2021, uma viagem entre a capital acreana até Cruzeiro do Sul, geralmente feita em um período de 10 horas, estava durando até 14 horas, ou seja, 4 horas a mais do que o normal.
Já em 2022, a situação crítica da rodovia fez com que a empresa que realiza o transporte intermunicipal entre a capital e Cruzeiro do Sul tirasse os ônibus com suspensão a ar de circulação, no período de inverno, quando os buracos e erosões deixam as condições da via ainda piores. Do G1 Acre
BR-364 liga a capital Rio Branco a cidades do interior – Foto: Juan Diaz/Arquivo
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Fonte: https://3dejulhonoticias.com.br