Números, no entanto, revelam que o país ainda está longe de superar a polarização que vem desde as últimas eleições presidenciais.
Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
De acordo com pesquisa Datafolha publicada neste sábado (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega aos primeiros 90 dias de mandato com aprovação de 38% e reprovação de 29%.
A desaprovação a Lula é igual à registrada por Jair Bolsonaro (PL) no mesmo momento de seu governo, em 2019, que era de 30% de avaliação ruim/péssimo
A aprovação, no entanto, é maior que a de Bolsonaro no mesmo período, que, em meio a diversas crises, marcava 32% de ótimo/bom. Era regular para 33%.
Consideram a gestão de Lula regular agora outros 30%. Não souberam responder, entre os 2.028 eleitores entrevistados pelo instituto de quarta (29) a quinta (30) em 126 cidades, 3%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
A popularidade de Lula é inferior à registrada nas suas duas passagens anteriores pelo Palácio do Planalto. Nos 90 dias de 2003, ele era aprovado por 43%, com apenas 10% de reprovação, enquanto a marca foi a 48% e 14%, respectivamente, no mesmo período em 2007.
Os números revelam que o país ainda está longe de superar a polarização que vem desde as últimas eleições presidenciais. Lula venceu com apenas 1,8 ponto percentual acima do rival no segundo turno.
Além disso, o governo passou seus primeiros dias lidando com a tentativa de golpe de 8 de janeiro, em Brasília. O debate sobre o arcabouço fiscal e as questões de governabilidade no Legislativo também pesam.
Com informações da Folha
Por revistaforum.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário