Senador Alan Rick anunciou nesta segunda-feira (29) que governo federal vai liberar mais R$ 300 milhões para o plano de recuperação da BR-364.
Senador Alan Rick fala sobre ordem de serviço para recuperação de trechos da BR-364
Mais dois trechos da BR-364 foram incluídos no plano de recuperação do governo federal. A novidade foi divulgada nesta segunda-feira (29) pelo senador acreano Alan Rick, do União Brasil, no Jornal do Acre 1ª edição. Nesta terça, está prevista a assinatura da ordem de serviço da rodovia.
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No dia 2 de abril, a superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Acre (Dnit) declarou situação de emergência em alguns trechos do km 620 ao km 682 entre o Rio Gregório e o Rio Liberdade, que ficam entre as cidades de Tarauacá e Cruzeiro do Sul.
Os trechos divulgados pelo senador nesta segunda não estavam incluídos no decreto de emergência do Dnit. São eles:
Lote 2: de Rio Branco até o Riozinho do Andirá - total de mais de 53 quilômetros que precisam de recuperação;
Lote 7: do Rio Gregório ao Rio Liberdade - total de 67 quilômetros
Ainda segundo o senador, o governo federal garantiu mais R$ 300 milhões para o projeto de recuperação da rodovia. "Esses são trechos da estrada que não estavam cobertos no contrato, precisávamos fechar isso uma vez que as empresas se recusavam a participar das licitações por conta da tabela do Dnit. Todo mundo sabe que o custo para fazer estrada no Acre é caríssimo, os produtos aumentaram os preços de forma vertiginosa e as empresas não se interessavam. Conversamos isso com o Dnit e o ministro, que atendeu nosso pedido", confirmou.
BR-364 está em situação crítica desde o início das chuvas — Foto: Transacreana
Desde a publicação do decreto de emergência, esses trechos críticos passaram por serviços paliativos, com os buracos sendo tapados com pedras e pó de pedra para garantir a circulação dos veículos na estrada.
Os trechos que não estavam inseridos no decreto de emergência também passaram por manutenção com serviços convencionais com asfalto.
Equipes executam serviços paliativos em trechos críticos da BR-364 — Foto: Arquivo/Dnit
Mais de 20 horas de ônibus
As más condições da BR-364 maltratam quem precisa dela para se locomover. A viagem que durava entre 8 a 12 horas de ônibus, agora ultrapassa as 20 horas e, dependendo do dia, pode durar as 24 horas.
A situação da rodovia acaba afetando no custo das passagens de ônibus. No ano passado, os preços para viagens intermunicipais sofreram dois ajustes, sendo o último em junho. O aumento foi de R$ 1 entre Rio Branco a Bujari e chega a R$ 37 entre a capital e Cruzeiro do Sul.
Trechos que não estão inseridos no decreto de emergência também recebem manutenção — Foto: Arquivo/Dnit
Conforme a nova tabela, o preço da passagem entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, subiu de R$ 185 para R$ 222. Bujari e Senador Guiomard, que tiveram o menor reajuste, deixam de cobrar R$ 5,50 e passa a vigorar a tarifa de R$ 6,50.
Prefeitos de cinco municípios interligados pela BR-364 assinaram um documento que pedia a recuperação da rodovia e alertava para o impacto econômico na região. O documento foi entregue à bancada federal do Acre pelo prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima. Segundo ele, os problemas precisam ser resolvidos para evitar o fechamento da estrada.
O senador Alan Rick destacou que a economia do Juruá estava sendo afetada pelas más condições da rodovia. "Para se ter uma ideia, freteiros estavam informando outros freteiros para não andar pela estrada porque estava quebrando peças dos caminhões. A retomada das obras, a parte de reforma de alguns trechos, vão dar algum alento para todo comércio do Juruá que dependem de Rio Branco e do Brasil para receber mercadoria. Isso fomenta a economia", celebrou.
Por JAC 1 — Rio Branco
Por https://g1.globo.com/ac/acre