- Nene Junqueira
Hoje vamos contar a história do acreano Célio Leal, um acreano do pé rachado que conquistou o Brasil na construção de currais e serviços em carpintaria em geral.
Agronews – Célio vc é natural do Acre, qual município?
Célio Leal – Sim, nasci no município Feijó/Ac e fui criado em Rio Branco.
Agronews – Vc vem de uma família tradicional na construção de currais e obras de carpintaria em geral no nosso estado, me conta um pouco da sua trajetória?
Célio Leal – Então, sou de uma família pioneira na carpintaria. Meu pai, José Leal da Costa, mais conhecido como Zé Leal, especializou-se na construção de currais e obras rurais e, eu e meu irmão fomos ensinados por ele.
Agronews – Com quantos anos vc aprendeu a trabalhar com carpintaria e quem foi seu professor?
Célio Leal – Com 16 anos já era carpinteiro e trabalhava como auxiliar do meu pai na área de currais.
Agronews – Qual foi o primeiro curral que vc fez e qual fazenda foi?
Célio Leal – Foi um curral convencional para manejo de bois na fazenda Carrapateiro, no Acre, há 28 anos.
Agronews – Vc tem um diferencial nos acabamentos dos currais que vc faz, qual o segredo para esses detalhes fazerem a diferença ?
Célio Leal – Procuro fazer com muita eficiência observando cada detalhe, não abro mão de nenhum centímetros nas medidas e escalas no serviços, além da cautela para executar uma obra como se fosse pra mim.
Agronews – Como surgiu a ideia de fazer currais fora do Acre?
Célio Leal – Na verdade eu tinha um sonho de levar meu trabalho para fora do Estado, mas não sabia como, foi aí que um dos meus filhos veio morar em Cuiabá/MT e criou o Instagram, uma das redes mais utilizadas do mundo. A partir daí as obras foram sendo conhecidas e fiz o primeiro curral fora do estado, depois disso graças a Deus não parei.
Agronews – Hoje vc mora em Cuiabá – MT, por qual motivo vc escolheu o Mato Grosso?
Célio Leal – Pelo fato de ser uma região central do Brasil e a capital de Matogrosso, sendo a principal do agronegócio, vi aqui uma possibilidade de moradia e desenvolvimento da carreira.
Agronews – Quantos currais vc já fez e qual o curral foi o que marcou mais o seu trabalho?
Célio Leal – Não lembro com precisão, mas foram vários e todos eles marcaram meu trabalho de alguma forma.
Agronews – Celio vc tem uma empresa que não trabalha somente com currais, quais os tipos de construções vc trabalha?
Célio Leal – A empresa é de construção e reforma em geral, mas a área que mais deu engajamento foi realmente a área rural, mas ainda assim fazemos todo tipo de construção na cidade e no campo: curral, casas, decks, calçadas, galpão, cerca, manutenção e construção predial, etc.
- Nene JunqueiraÉ produtor rural e ex-secretário de Estado de Agricultura do Acre (2021/2022)