Com o objetivo de combater o desmatamento e as queimadas, Samauma, empresa responsável pelo Projeto Tauari, anunciou uma série de ações de aderência focadas em potencializar a produção sustentável no seu território em Tarauacá. A iniciativa busca criar uma parceria estratégica com as comunidades locais para promover práticas que, ao mesmo tempo que potencializam a produção agrícola, protegem o meio ambiente e a floresta.
A abordagem inicial envolve a realização de um levantamento detalhado com as comunidades que vivem nas margens dos rios Tauari, Gregório e Acuraua para identificar as necessidades e desafios enfrentados. Este levantamento servirá de suporte para proposição de alternativas de uso sustentável para a comunidade, que incluem, por exemplo, a mecanização do solo com o uso de tratores, arados e microtratores, tecnologias que podem aumentar a eficiência agrícola sem a necessidade de desmatamento ou queimadas.
Além da introdução de novas tecnologias agrícolas, o Projeto Tauari tem uma forte ênfase na educação e conscientização ambiental. O time da Samauma busca orientar a comunidade acerca da importância do combate ao desmatamento, ao mesmo tempo que busca entender as práticas e costumes locais, para que seja possível construir de forma conjunta soluções sustentáveis e viáveis.
Com a colaboração das comunidades locais e o apoio da Samauma, o Projeto Tauari espera, além de reduzir o desmatamento, dar suporte para o desenvolvimento social e econômico da região, criando um futuro mais sustentável e próspero para todos: para o meio ambiente a para as pessoas.
Por Assessoria.