Informações obtidas pela equipe do Extra do Acre na noite desta quarta-feira (26) apontam que a reunião entre a Executiva Municipal do PSD e a Executiva Estadual que foi atè às 23h terminou sem nenhuma definição sobre a real pretensão da sigla para o pleito eleitoral, mas que haverá dificuldades da sigla em caminhar com a prefeita Maria Lucinéia.
Segundo informações obtidas pelo Extra do Acre junto com três fontes que participaram da reunião, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) teria impedido o apoio do Partido Social Democrático (PSD) à reeleição de Maria Lucinéia (PDT), atual prefeita de Tarauacá.
Fontes próximas que estiveram na reunião afirmam que o senador Petecão estaria insatisfeito com a prefeita Maria Lucinéia, apontando traições em relação a quem lhe deu apoio em 2020.
“Há um descontentamento com a prefeita Maria Lucinéia. Todos sabem que na última eleição o senador teve papel destaque na eleição dela, inclusive, vindo pedir voto no meio da chuva e em 2022 a gente viu a postura dela em relação a candidatura de Petecão ao Governo. Ela abandonou quem lhe apoiou para ficar com Gladson e o Marcio Bittar”, teria declarado um aliado próximo ao senador.
Durante a reunião, foi realizada ainda uma análise detalhada do atual cenário político local. Foram discutidos aspectos organizacionais da campanha, a infraestrutura necessária e as alianças políticas estratégicas para as eleições que se aproximam. A avaliação também incluiu um planejamento minucioso das etapas a serem seguidas para fortalecer a pré-candidatura de Vando Torquato.
A situação evidenciou a tensão interna dentro do PSD durante a reunião. Segundo informações, Abdias da Farmácia e o presidente da Executiva Municipal do partido, Cleudon Rocha, tentaram amenizar a situação, mas as tentativas foram frustradas por Petecão. “O senador não aceita aliança do PSD com a Neia”, afirmou outra fonte.
Segundo informações de bastidores obtidas pelo Extra, membros da Executiva Estadual vão sugerir ao ex-prefeito Cleudon Rocha, presidente da Executiva Municipal, que entregue a presidência da Municipal ao ex-prefeito Vando Torquato. A sugestão teria o objetivo de tentar fazer com que Cleudon não perdesse o emprego na Prefeitura, onde é nomeado como assessor político da prefeita.