À Comunidade Djalmense,
Prezados (as) servidores, estudantes, colaboradores e comunidade escolar e aos amigos em geral. Venho comunicar minha despedida oficial da gestão escolar como Diretor da tão linda, Djalma da Cunha Batista.
Gostaria de agradecer a todos (as) colegas docentes, técnicos administrativos, alunos, ex-alunos, servidores, colaboradores, pais, responsáveis e parceiros que acreditaram no nosso trabalho, corroboraram com nossas ações, apoiaram e defenderam os ideais de uma instituição pública, gratuita, com educação de excelência. Foram muitas ações que interferiram nas percepções educacionais locais, transformaram a vida de muitas famílias, confirmaram que é possível quando se tem compromisso e confiança no que se acredita.
Neste momento, no qual encerramos a honrosa missão como gestor da Escola Integral Djalma da Cunha Batista – DCB, manifesto o nosso sincero e devido agradecimento à comunidade escolar.
Serei eternamente grato por nos proporcionar oportunidades de acertar, errar, aprender um pouco mais sobre gestão educacional e contribuir para a consolidação da Educação publica em nosso Estado e no Brasil.
Agradeço ao corpo docente, técnico-administrativo, discente, colaboradores, pais de alunos e a comunidade Tarauacaense e demais colaboradores que caminharam conosco ao longo dos últimos oito anos, contribuindo sempre de modo tão significativo, tão singelo e tão amoroso.
Agradeço ao nosso governador Gladson Cameli, ao nosso Secretário de Educação Aberson Carvalho e toda sua Equipe, ao nosso núcleo de Educação, a nossa Coordenação de Ensino Integral em nome da nossa querida Vanda Brito pelo convívio e pela forma comprometida com que conduziram as nobres causas da Educação. Os méritos são de todos e todas! Ao longo destes oito anos, nos criticamos, nos corrigimos e nos aperfeiçoamos. Buscamos realizar o melhor! Nem sempre conseguimos, mas tentamos sempre! Muito foi realizado! Muito pode ser realizado! Nossos agradecimentos à comunidade escolar, entidades parceiras e sociedade civil organizada pelo respeito e confiança sempre depositadas na Djalma, mas, sobretudo, por acreditarem nesta Instituição.
Foram anos difíceis! Anos que exigiram da comunidade Djalma Batista capacidade de superar as adversidades externas e internas, alimentar sonhos, construir novos sonhos e manter pulsante a esperança em uma Educação que seja cada vez mais pública, gratuita, de qualidade e materialmente democrática. Para além dessas dificuldades, também foram tempos de vitórias e de construção. Nossos agradecimentos e reconhecimento a todos e todas que estiveram conosco, sempre com o compromisso de superar as dificuldades na incessante busca por resultados positivos para a Djalma.
Compreendemos estes oito anos de gestão como um tempo de passagem, e de muita responsabilidade. Administrar uma Escola, com o mínimo possível é tarefa que exige muito mais do que envolvimento, noites perdidas de sonos. Exige dedicação e comprometimento pleno. É abraçar uma obra construída por muitas mãos, muitas histórias e muitos ideais.
Cabe lembrar que uma instituição só se torna forte e sólida mediante o empenho coletivo e social, e, no decorrer da sua existência, passa a ser mais importante que cada um dos seus indivíduos e cada gestão. Temos a convicção plena de que a DJALMA seguirá sempre em frente, vencendo as dificuldades a ela impostas e prevalecerá, pois a história desta Escola é a história do desenvolvimento, dos pilares, das bases, do protagonismo, da Identidade de nossos cidadãos Tarauacaenses; é a história de centenas de jovens que aqui obtém sua formação média; e também é a história de cada docente, técnico, coordenador, colaboradores e de cada um de nossos jovens que aqui deposita o sonho da Educação Média Pública.
A Djalma de hoje é fruto do sonho, empenho, labor e da contribuição de todas e todos que a construíram ontem; a Djalma do amanhã será o que continuarmos a edificar nos dias atuais.
Somar esforços que resultem na promoção da nossa gente e dos nossos jovens; deve ser sempre o compromisso da comunidade docente, do seu gestor e de todos/todas que desfrutam da Educação publica ministrada pela nossa escola.
Deixo como legado a historia que “qualquer um, pode vencer na vida e só se vence por meio da educação”. Deixo uma escola reformada, com salas adequadas para o professor e o aluno se sentir bem, com quadros de vidros e ar condicionado, outros ambientes adequadamente reformados, auditório organizado, quadra de esporte com qualidade para a prática esportiva dos alunos e da comunidade, banheiros para nossos alunos tomarem banhos nos horários de intervalo e almoço e/ou após Educação Física, laboratórios equipados, (Física, Química, Biologia, Matemática, informática). Biblioteca muitos acervos, cantina adequada e com ar condicionado, preparada para se fazer as refeições de nossos alunos, material adequado e de qualidade para a pratica esportiva. Idealizamos um local onde a história, a cultura e o meio ambiente fossem cenários para um aprendizado adequado e relevante. Estruturamos um quadro completo de servidores, oportunizando que vários pudessem se sentir feliz em seu trabalho.
Estou convencido de que para servir a um ideal não basta a competência técnica. Recomenda-se o desprendimento, o respeito à pluralidade, o entusiasmo, alegria, além da humanização indispensável em todas as circunstâncias. Isso eu fiz e fiz com carinho e dedicação.
Com fundamento nos valores e princípios do compromisso social, do respeito, da ética pública e solidária, prometo honrar o orgulhoso título de ter sido gestor da DJALMA e assim continuar acreditando, defendendo e lutando pela ESCOLA Pública.
Deixo a instituição em posição de destaque entre as escolas do Estado do Acre, com a segunda melhor escola do Estado, com destaque em premio de gestão Escolar, além das 645 matrículas integrais, uma relação de alunos por professor de 26 e uma taxa de evasão 1,3%.
Promovemos diversas ações, visando melhorar os processos escolares e administrativos, normatizações transparentes e com respeito à legislação vigente.
Construímos pontes com a comunidade local, sendo destaque nas ações culturais como nossos caipiras, nossa festa miss e mister, nossos sarau cultural, jogos escolares, gincanas, campeonatos inter-classes, acolhimentos temáticos, entre tantos outros, diminuindo o abismo histórico existente entre a escola e a comunidade. Protagonizamos encontros com outras instituições, destacando o fortalecimento de nossa base diversificada escolar integral e a conquista de espaço para apresentação de demandas e discussão existentes entre a teoria e a pratica. Foram incontáveis histórias de sucesso dos nossos estudantes, muito aprendizado, muitos sorrisos e muitas amizades que levamos para a vida. E a fanfarra, algo valioso na vida de cada um, o que contar? Foi Show…
Pautamos nossa gestão com transparência, com princípios de governabilidade, respeitando sempre a legislação vigente e determinando o cumprimento das mesmas. Jamais confundimos autonomia com independência, promovendo princípios para uma gestão democrática e participativa, com respeito aos direitos e cumprimento dos deveres.
Fui também odiado por aqueles que acham que a educação nasce do umbigo próprio da gente, daqueles que querem sentar numa cadeira e inventar a roda, que não suportam serem contrariados, pois sua filosofia é única, perseguidos por pessoas mesquinhas que se acham no centro do poder e de lá conseguem usufruir do seu Eu egocêntrico que nada vai levar para a vida. A estes desejos todo o sucesso que tive e repito, ainda podem mudar e ajudar a construir um mundo bem melhor e uma educação básica a todos.
Após mais de oito anos como Diretor, termino essa jornada profissional de cabeça erguida e com um legado que muito me orgulha. Lutei por todos esses anos para a mudança de um sistema educacional ineficiente e excludente, com uma estrutura pautada em direitos com pouco comprometimento com deveres. E esse enfrentamento trouxe uma série de resultados, que apenas o tempo mostrará as consequências.
Agradecemos a todas e todos pela confiança depositada em nossa gestão e por todas as contribuições!
MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OBRIGADO!!!!
Cordialmente,
José Ivonaldo Benigno Gomes
Por extradoacre.com.br