Céu azul reaparece após 35 dias de fumaça em Rio Branco



Pela primeira vez em mais de um mês, moradores da capital do Acre puderam visualizar a cor azul do céu nesta segunda-feira (30). Rio Branco passou 35 dias com céu acinzentado em razão de poluição no ar, que se agravou no dia 27 de agosto.

Mesmo que fosse possível ver o azul do céu durante toda a segunda-feira (30), Rio Branco foi a cidade brasileira com o ar mais poluído. A plataforma de divulgação da qualidade do ar, IQAir, informou que apesar da melhora significativa da qualidade do ar em todo país, Rio Branco é a cidade mais poluída do Brasil, com 40.7µg/m³ (microgramas de poluentes por metro cúbico). Com isso, a cidade ficou à frente, em termos de poluição, de Campinas (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Manaus (AM), Recife (PE), e Porto Velho (RO). Os números são de consulta feita às 8h.

Já durante a tarde, a capital acreana registrava 14.8µg/m³, número significativamente inferior ao aferido pela manhã, o que demonstra a tendência de que a fumaça se dissipa sobre a cidade. Com isso, Campinas (SP), São Paulo (SP) e Curitiba (PR), assumem a primeira, segunda e terceira posição no ranking de cidades mais poluídas do Brasil. Rio Branco é a quarta.

O céu é azul devido à dispersão da luz solar na atmosfera terrestre. A luz do sol, ao atravessar a atmosfera, atinge os átomos de oxigênio e nitrogênio, que dispersa em várias cores, mas a azul é a que se espalha e é mais bem refletida porque tem o comprimento de onda mais curto e, por isso, espalha-se mais intensamente pelas partículas da atmosfera.

Por ac24horas.com

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem