Preocupado com as populações que residem nos municípios do Vale do Tarauacá-Envira e Juruá, o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) esteve nesta sexta-feira (17/1) acompanhando o superintendente do Dnit no Acre, Ricardo Araújo, em uma visita técnica à ponte sobre o Rio Caeté, em Sena Madureira, que deve ser interditada no próximo dia 24. Estiveram presentes na visita técnica a vice-governadora Mailza Assis, o prefeito de Sena Madureira Gerlen Diniz, o deputado federal José Adriano, além de secretários de Estado, representantes da Polícia Rodoviária Federal e técnicos do Dnit.
O parlamentar disse que uma das soluções é a disponibilidade de duas embarcações tipo balsa para agilizar a travessia e diminuir o tempo de espera. “A nossa presença aqui é discutir junto com o Dnit, e com os técnicos, soluções, mesmo que paliativas, mas soluções que diminuam os transtornos que a população vai enfrentar, que o setor produtivo vai enfrentar, que o abastecimento das cidades vai enfrentar. Neste sentido é preciso resolver o problema, de imediato, de não apenas uma, mas duas balsas para que possa dar um fluxo maior para o tráfego nesse momento de solução paliativa”, disse Edvaldo Magalhães.
Outra solução estudada pelo Dnit é a construção de uma pilastra na estrutura da ponte, no período do verão, para assegurar a travessia, enquanto a nova ponte é construída. “Há uma outra solução que está sendo discutida: é que, assim que as águas baixarem, construir um novo pilar nesta mesma ponte para que ela possa provisoriamente voltar a operar enquanto se constrói a nova ponte. Então, são medidas que vão, digamos assim, diminuir os transtornos, mas é necessário que se tenha medidas de segurança. A população não pode correr nenhum risco”, afirmou Magalhães.
(assessoria)
Por blog do acciolytk