Mulherada em posição de destaque no Governo Gladson virou matéria na revista Veja nesta sexta, 10


Levantamento feito pelos institutos Aleias, Alziras, Foz e Travessia e divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) neste mês apontou o ranking dos estados com os maiores percentuais de mulheres em cargos de primeiro escalão na administração pública. O estudo, com dados coletados entre dezembro de 2023 e março de 2024, considera apenas ocupantes de postos diretamente ligados ao chefe do Executuvo, como secretarias, procuradorias, controladorias e casas militares.

No mapeamento, estados menores e do Norte e Nordeste se saem melhores do que as maiores unidades da federação do Sul e Sudeste. O Acre, por exemplo, alcança um percentual de 27% e fica à frente de São Paulo (24%), Rio de Janeiro (18%) e Minas Gerais (17%). Considerando o quadro total do funcionalismo estadual, as mulheres também são maioria no Acre: dos 37.600 servidores ativos, 21.370 são mulheres, ou seja, 56,8% do total.

Outros estados pequenos e com ótimos índices de mulheres no topo da máquina pública são Amapá e Sergipe, ambos com 41%. A unidade da federação com maior percentual, segundo o estudo, é Alagoas, com 54%.

Os dados apontam que as mulheres à frente desses órgãos são altamente qualificadas e possuem sólida experiência na área pública, com maior presença nas pastas do setor social.

Veja abaixo os dez estados com maiores percentuais:

Alagoas: 54%

Ceará: 47%

Pernambuco: 44%

Amapá: 41%

Sergipe: 41%

Rio Grande do Norte: 40%

Rio Grande do Sul: 36%

Bahia: 31%

Acre: 27%

Amazonas: 26%

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem