Na manhã desta terça-feira, 21, o Secretário de Educação, Professor Carlos Sousa, participou de uma entrevista na rádio Difusora do município de Tarauacá, conduzida pelo Professor Accioly.
A SEME
A Secretaria Municipal de Educação conta atualmente com a seguinte estrutura:
NUMEROS DA SEME
SERVIDORES - 972
524 PROFESSORES
241 APOIO ADMINISTRATIVO
45 DE EJA
72 DO AZINHA
90 TRANSPORTADORES
ESCOLAS - 92
8 URBANAS
85 RURAiS
PLANO PARA EDUCAÇÃO - Durante a conversa, o secretário apresentou seus planos para a educação municipal de Tarauacá, destacando a intenção de implementar uma nova política educacional fundamentada em três pilares essenciais: Fortalecimento da Gestão Escolar, Valorização da Política Pedagógica e a Valorização do Magistério.
IDEB - Carlos enfatizou que seu principal objetivo é elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município ao seu ponto máximo, e que está comprometido em desenvolver estratégias junto à sua equipe para alcançar essa meta.
VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES - O secretário abordou a importância da valorização dos professores, reconhecendo que eles desempenham um papel fundamental no processo educacional. Para isso, ele propôs a criação de um programa voltado para a saúde dos educadores, visando garantir que eles tenham o suporte necessário para desempenhar suas funções com excelência. Essa iniciativa demonstra um compromisso não apenas com a qualidade do ensino, mas também com o bem-estar dos profissionais que estão na linha de frente da educação.
PISO NACIONAL - Carlos disse que o setor financeiro e contábil da SEME está realizando um estudo da situação financeira da secretaria e logo poderá estar trazendo uma boa notícia aos professores sobre o reajuste de 6,27% do Piso Nacional aos professores da rede municipal.
RELAÇÃO COM O SINTEAC - Carlos lamenta o que aconteceu na gestão passada em que os trabalhadores em educação foram desrespeitados e até levados à justiça. O secretário disse que em 20 dias de gestão ja procurou o sindicato duas vezes para conversar, pois, segundo ele, o diálogo sempre deve prevalecer e o que é de direito dos servidores deve ser garantido.
ANO LETIVO 2025 - Carlos foi simple e direto. Disse que a SEME vai iniciar o ano letivo juntamente com o governo do estado para unificar os calendários e desenvolver em parceria com o núcleo estadual, ações coordenadas. ele citou exemplo de professores que trabalham nas duas redes que sempre são prejudicados quando os calendários são diferentes. A previsão é iniciar o ano letivo em 10 de fevereiro.
Por fim, Carlos Sousa expressou sua gratidão ao prefeito Rodrigo Damasceno pelo apoio e pela boa intenção em reconhecer e valorizar a classe da educação no município. Ele fez questão de reconhecer o trabalho de todos os funcionários da educação, incluindo porteiros, merendeiras, zeladores, professores, coordenadores e gestores, ressaltando que cada um deles é essencial para o funcionamento e sucesso das escolas. Essa abordagem inclusiva reflete uma visão holística da educação, onde todos os envolvidos são valorizados e reconhecidos por suas contribuições.
Fonte: blog do acciolytk