Nesta sexta-feira (28), sete planetas estarão visíveis no céu, em um fenômeno conhecido como “conjunção planetária”, segundo o Observatório Nacional. Marte, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Mercúrio estarão alinhados, mas apenas três deles – Marte, Vênus e Júpiter – podem ser vistos a olho nu.
Apesar de não ser um evento raro, o alinhamento dos planetas convida os observadores a olharem para o céu e apreciar a beleza do fenômeno. O astrofísico Ricardo Ogando, do Observatório Nacional, recomenda que as pessoas deitem em um local seguro com visão livre do oeste (direção do poente) para observar os planetas. Ele destaca que Marte, Vênus e Júpiter estarão mais visíveis, enquanto Mercúrio será difícil de ver devido à proximidade do Sol.
Urano e Netuno são planetas distantes e com luz fraca, o que impede a observação a olho nu. Já Mercúrio e Saturno estão próximos do Sol e serão ofuscados pela sua luz. A Lua também estará no céu durante o fenômeno, completando o “desfile” de planetas.
O astrônomo Thiago Gonçalves, da UFRJ, explica que planetas não cintilam, ao contrário das estrelas, por estarem mais próximos da Terra. Isso facilita sua identificação, já que são mais constantes na sua luminosidade. Ogando sugere o uso de aplicativos móveis para ajudar a localizar os planetas no céu.
Embora o termo “alinhamento” seja popular, a definição correta é “conjunção”, já que os planetas não formam uma linha reta, mas sim um arco no céu. O fenômeno não é raro e, de 12 a 20 de agosto deste ano, haverá outra oportunidade de ver vários planetas visíveis ao mesmo tempo.
O destaque de 2025 será a conjunção entre Vênus e Júpiter, no dia 12 de agosto, quando ambos estarão próximos no céu.
Algumas informações errôneas sobre o evento têm circulado, como a ideia de que o fenômeno é extremamente raro ou que ele pode causar desastres naturais devido à gravidade dos planetas. Ogando esclarece que a gravidade dos planetas é muito fraca para ter qualquer impacto na Terra, desmentindo tais rumores.
O Sistema Solar, ao qual a Terra pertence, é composto por planetas rochosos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) mais próximos do Sol e planetas gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno), mais distantes. O fenômeno de sexta-feira será uma excelente oportunidade para se conectar com o céu e a ciência.
Por https://yaconews.com/