Alta de alimentos
Da Redação
Publicado 01/02/2025
Publicado às 6:00 am
É sábado, primeiro dia útil do mês de fevereiro e o acreano continua convivendo com a alta nos preços dos alimentos, com pavor de ir aos supermercados e aos postos de gasolina. A inflação, como o aluguel, está comendo no prato. Imagine os impactos dos 8,23% de aumento na mesa de 133 mil famílias de baixa renda no Acre.
Sem cafezinho
Rio Branco figura entre as capitais brasileiras com maior variação no preço dos alimentos. Tá difícil de tomar até aquele cafezinho. O café junto com a carne tem previsão de subir 20% em 2025. Tá de lascar.
Mensagens
Expectativa pelo conteúdo das mensagens governamentais lidas neste sábado na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa. O que de bom município e estado apresentam como esperança para sociedade para este ano?
Exportação
O Acre exporta cultura carnavalesca. O Bloco Unidos do Fuxico e a Quadrilha Junina Malucos na Roça se apresentam hoje (1) no 24º aniversário do distrito de Coronel Gregorio Albarracín Lanchipa e o Gran Corso Internacional de Integración Albarracina, em Tacna, no Peru.
Ameaças
Merecem aprofundamento as ameaças contra a juíza Zenair Ferreira Bueno, da 2ª Vara de Fazenda Pública de Rio Branco e o Superintendente da RBTRANS, o Villas. Não é assim que a banda toca. Para o bem do próprio movimento de motoboys, é fundamental esclarecer o tom intimidador.
Os esquecidos
Os ex-vereadores aliados de Bocalom durante sua primeira gestão, mas derrotados nas últimas eleições, estão apreensivos, sem saber se terão ou não algum espaço na administração municipal como prometido pelo prefeito. Um vereador reeleito, ao ser informado da situação, comentou: “Ele ainda não conversou nem com os eleitos, imagina com eles.” A insatisfação política parece crescer nos bastidores da prefeitura da capital.
Inteligência artificial
Não dá para não comentar o que ocorreu essa semana quando a startup chinesa DeepSeek, que desbancou o ChatGPT americano, surpreendendo o mundo virtual. Foi algo assim de puxar o tapete, falando numa linguagem mais popular. Rola acusações de que o ChatGPT treinou o novo chatbot. É briga de gigantes que vai esbarrar na Justiça.
Na onda das redes
Se com mais de um milhão de visualizações em seu Instagram e mais de 30k de seguidores, a vice-governadora Mailza Asssis ainda patina nas intenções de votos, ela precisa urgentemente de um “game changers”. No marketing, menos é mais, nem sempre quantidade quer dizer qualidade.
Falta água
Os moradores do bairro Adalberto Sena reclamam da falta d’água. Afirmam que “um pouquinho” caiu na rede no último domingo. E olha que a região tem um reservatório de água construído pelo saudoso Flaviano Melo. Alô, Saerb!
Umarb
A União das Associações de Moradores de Rio Branco terá duas chapas disputando a presidência na eleição que ocorre no dia 9 de fevereiro. “Nego” concorre à reeleição e Tamiris, ligada à Prefeitura de Rio Branco e ao deputado federal Ulysses Araújo, é a chapa de oposição.
Capotagem
Na lógica do mundo que capota, Gilson Albuquerque, que já presidiu a associação em tempos mais barulhentos, está na chapa ligada à prefeitura, apoiando Tamiris. Os 139 votantes têm a missão de escolher entre 6 e meia dúzia. Infelizmente, a Umarb não é nem sombra do que um dia representou.
Por a24horas.com