Da redação do Notícias da Hora 05 Fevereiro 2025
Um dia após o Blog da Hora, do Notícias da Hora, levantar a possiblidade do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Nicolau Júnior (PP), ser candidato ao governo do Acre em 2026, como vem sendo ventilado nos bastidores, a governadora em exercício Mailza Assis (PP) reuniu os deputados da base e declarou publicamente sua intenção de concorrer ao cargo de governadora nas próximas eleições. O encontro aconteceu na tarde de hoje (5), na Assembleia Legislativa.
Nos corredores da Assembleia, os comentários eram de que Mailza, que terá a caneta na mão a partir de abril, “enquadrou” os deputados da base, na tentativa de rechaçar qualquer possiblidade de motim e um apoio direto a Nicolau Júnior. O secretário de Estado de Governo, Luiz Calixto, por exemplo, foi claro aos deputados:
“Como nós estamos numa casa política e eu vou me encaminhando para os finalmente, nós vamos falar de política. Em abril de 2026, o caminho natural é de que o governador Gladson Cameli se afaste para disputar a eleição de Senado e nessa condição, a vice-governadora assumirá o governo. Na condição de governadora efetiva, ela terá o legítimo direito de disputar a sua reeleição (...). A vice-governadora precisa andar, conversar com as pessoas para que nós cheguemos com a candidatura dela assim de forma muito forte. Então, apenas algumas circunstâncias impedirão a candidatura dela: se Deus não quiser, se o governador Gladson Cameli achar por bem não se afastar do governo ou se ela não quiser”, disse Luiz Calixto.
Nicolau Júnior disse que Gladson Cameli “é o nosso senador" pois "já colocou no coração” e “por regra, Mailza, nossa vice-governadora, vai assumir o governo. Tem todo o direito do mundo de ser a nossa candidata. Falo isso de forma bem natural, bem sincera. A Assembleia está à disposição do governo”.
Já a governadora em exercício, Mailza Assis, foi direta. Disse que a visita aos deputados tem o propósito da aproximação com a Assembleia, visando 2026 e reforçou que será um governo de continuidade, porém com um novo tom.
“Diante da possibilidade quase certa de assumir o governo, possivelmente se afaste para ser o nosso candidato ao Senado, eu estar mais inteirada com a gestão, com a Assembleia Legislativa, com os segmentos do nosso estado e eu tenho feito isso mais intensamente agora, com esse propósito. Quero reafirmar o meu compromisso com o estado, com esse grupo político. Não estamos planejando uma ruptura, uma separação. É a continuação de um projeto. Claro que cada um com seu estilo, com sua forma de ser, mas com o intuito de concluir o nosso plano de governo”, frisou.
Por noticiasdahora.com.br