Com proibição para uso de celular nas escolas, aulas na rede estadual do Acre começam nesta segunda (10)

Cerca de 120 mil alunos em 280 escolas das zonas urbanas e rura começaram a estudar nesta segunda-feira.


Aulas voltaram nesta segunda-feira (10) em 280 escolas da zona rural e urbana do Acre — Foto: Jardel Angelim/Rede Amazônica Acre

Aulas da rede pública de educação do Acre iniciaram nesta segunda-feira (10) para cerca de 120 mil alunos em 280 escolas das zonas urbanas e rural. Entre as novidades deste ano, os estudantes não podem usar o celular dentro da sala de aula.

A suspensão do uso do aparelho celular durante as atividades escolares faz parte das determinações da Lei Federal nº 15.100. Essa proibição abrange todas as turmas de educação básica (ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio).

A lei também determina que cada uma das redes de ensino e escolas, públicas e privadas, devem definir suas próprias estratégias de implementação. Há exceções, claro, como a necessidade de pesquisas nos dispositivos, mas com a autorização dos professores.

"O que será orientado é que desliguem o celular ao entrar na sala e só vão poder ligar quando saírem. Óbvio que tem algumas excepcionalidades, a gente precisa compreender a realidade. Alguns professores podem solicitar a utilização desta ferramenta garantindo assim que esse aluno utilize de forma pedagógica esse equipamento eletrônico", explicou o secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho.

O estudante Gustavo Monteiro celebrou o retorno à escola e contou à equipe da Rede Amazônica Acre que estava com saudade do colégio. "Fiquei até um pouco ansioso para voltar. Tenho os meus amigos que vieram do 9º ano.Vou fazer o acolhimento deles aqui na escola", disse.

A outra novidade é que a previsão é que as aulas sejam encerradas entre o fim de novembro e o início de dezembro. Desde a pandemia da Covid-19, essa é a primeira vez que as aulas têm a previsão de seguir o calendário normal.

Em Rio Branco, o retorno às aulas também foi marcado por uma forte chuva que atingiu a capital entre a madrugada e manhã desta segunda. O acumulado chegou a 65 milímetros de chuva, conforme a Defesa Civil Municipal. Ainda de acordo com o órgão, choveu durante dez horas seguidas na capital acreana.

No Colégio de Nível Médio e Ensino Integral Armando Nogueira houve uma cerimônia de abertura com autoridades do estado, como o governador Gladson Cameli e Aberson Carvalho.

"Início do ano letivo em fevereiro para que a gente possa, cada vez mais, dar uma qualidade de ensino, sempre muito positiva para todos os nossos alunos. Educação é saúde, é segurança, é conhecimento e é o que precisamos é criar essas oportunidades", destacou o governador.


Autoridades participaram de cerimônia de abertura das aulas — Foto: Diego Gurgel/Secom

O diretor Marcos Lucas da Silva disse que os primeiros dias de aulas serão de adaptação para os alunos novos e para mostrar a dinâmica de funcionamento à toda comunidade escolar.

"Temos na primeira semana o acolhimento dos alunos. Os alunos vêm, passam três dias aqui conosco, os alunos veteranos fazem um acolhimento mostrando todo o conceito da história de tempo integral, assim como o projeto de vida", ressaltou.

Por g1 AC — Rio Branco

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem