Nova cúpula diretiva do Tribunal de Justiça do Acre é empossada em sessão solene



A sessão solene de posse da cúpula diretiva do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) para o biênio 2025-2027 foi realizada no Pleno Administrativo e contou com um grande número de magistrados, advogados, defensores públicos, promotores e procuradores de Justiça, além de amigos, familiares e convidados dos desembargadores empossados.

Estiveram presentes, entre diversas outras autoridades civis e militares, o procurador-geral do Estado em exercício, Leonardo Rosas, representando o governador Gladson Cameli; o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC), deputado Nicolau Júnior; a representante do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, desembargadora Maria Cesarineide; o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), desembargador Raduan Miguel; o representante do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Raimundo Barros; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre, Rodrigo Aiache; bem como a defensora pública-geral em exercício, Simone Santiago.


A cerimônia foi prestigiada, ainda, pelos desembargadores aposentados Eva Evangelista, Adair Longuini e Pedro Ranzi, além de um grande número de operadores do Direito e a comunidade jurídica em geral, entre parlamentares, gestores dos Poderes Executivos do Estado do Acre e do Município de Rio Branco, magistrados, defensores públicos, promotores e procuradores de Justiça, representantes das polícias civil, militar e federal, dirigentes de autarquias.

Após um ano de 2024 repleto de avanços, conquistas e melhorias tanto na infraestrutura, e na qualidade dos serviços disponibilizados à população como na valorização de servidoras e servidores, ações que resultaram na conquista do Selo Ouro no Prêmio de Qualidade do Conselho Nacional de Justiça, a transmissão dos cargos ocorreu em notável clima de otimismo, harmonia e reafirmação do compromisso do Poder Judiciário em entregar aos cidadãos acreanos uma Justiça de excelência.


Ao se despedir do cargo de presidente da Corte Judiciária, a desembargadora Regina Ferrari se disse profundamente emocionada e teceu agradecimentos especiais aos (às) servidores (as), juízes (as) de Direito e desembargadores (as) do TJAC pelo compromisso e dedicação incansáveis que resultaram no reconhecimento do TJAC pelos altos níveis de produtividade e transparência, alçando a Corte de Justiça à categoria Selo Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade, em um dos melhores momentos já registrados pelo Tribunal de Justiça do Acre.

Ferrari também agradeceu aos representantes dos Poderes Executivos do Estado e do Município de Rio Branco e do Poder Legislativo, órgãos do Sistema de Justiça, forças de segurança, autarquias parceiras e demais colaboradores que fizeram a diferença, seja apoiando ou estabelecendo parcerias e cooperações para a execução das ações estratégicas do TJAC.


“Meu coração transborda de alegria e gratidão. Gratidão esta que se estende a cada um dos que caminharam ao meu lado nessa jornada desafiadora. Aos magistrados que com a sua dedicação incansável mantiveram viva a chama da Justiça, aos servidores, verdadeiros pilares desta instituição que, com competência e zelo, transformaram desafios em conquistas. Enfrentamos obstáculos que pareciam intransponíveis, mas foi justamente nos momentos mais difíceis que testemunhamos a grandeza desta instituição. As conquistas alcançadas refletem o trabalho coletivo, porque ninguém faz nada sozinho”, disse a desembargadora Regina Ferrari.

Após os atos protocolares e realizados os juramentos previstos no rito de transmissão do cargo, coube ao desembargador Júnior Alberto (presidente do TRE-AC) fazer o discurso de saudação à nova gestão do TJAC. O magistrado de 2º Grau abordou a importância da renovação da administração do Poder Judiciário, destacando a relevância do momento atual e seu significado para a sociedade.


“Esse é um momento solene e significativo, pois marca a renovação da administração de uma instituição que desempenha papel fundamental na vida de cada cidadão. Essa renovação reflete o princípio republicano e o caráter transitório dos cargos de gestão pública. Em uma democracia, a alternância de liderança não apenas reforça a legitimidade das instituições, mas também assegura a contínua oxigenação das ideias e das práticas. Os empossados que hoje assumem a nobre missão de conduzir os destinos do nosso tribunal, trazem consigo carreiras brilhantes, forjadas no compromisso inabalável com a justiça, na dedicação incansável ao serviço público e no exercício constante da prudência, da ética e da integridade. Seus percursos são testemunhos vivos da competência, do zelo e da vocação para bem servir a sociedade, terá à sua frente profissionais dos mais alto preparo técnico e jurídico com profundo conhecimento na ciência do direito”, manifestou o desembargador Júnior Alberto.

O governador do Estado, Gladson Cameli, também deu os parabéns à nova gestão do TJAC, por meio de uma mensagem em vídeo que foi exibida nos telões do Pleno do Tribunal, reafirmando o compromisso de continuar caminhando lado a lado com o Poder Judiciário, a bem da população acreana.


“Estou aqui para parabenizar e desejar muito êxito aos novos gestores que irão conduzir o Poder Judiciário no biênio 2025-2027. Quero reafirmar o nosso compromisso com o Poder Judiciário para que juntos possamos cada vez mais tornar o Estado de Direito cada vez mais próximo das pessoas, tendo uma Justiça de igualdade. Quero desejar de coração um ótimo trabalho, com muito êxito. Contem conosco. Juntos vamos cada vez mais cuidar desse diamante que é o Acre e o Brasil”, manifestou o governador na mensagem aos membros da nova administração.

Ao ser empossado como presidente do Tribunal de Justiça do Acre, o desembargador Laudivon Nogueira expressou profundo senso de responsabilidade e compromisso com a Justiça e com os cidadãos. Ele destacou a importância de um judiciário acessível, célere e eficiente, enfatizando que sua gestão será pautada por princípios como a valorização do cidadão, a organização e a inovação.

O novo desembargador-presidente também abordou os desafios atuais da sociedade brasileira, como a polarização política e social, reafirmando o compromisso do Poder Judiciário como um importante instrumento de estabilidade e pacificação.

“Hoje, não assumo apenas um cargo, mas um compromisso. Um compromisso com a Justiça e com cada cidadão que nela deposita sua confiança. Nossa missão é fortalecer um Judiciário mais acessível, célere e eficiente, sempre comprometido com os valores que norteiam nossa atuação. Este não é apenas mais um novo capítulo em minha trajetória profissional, mas uma expectativa de uma sociedade que confia no Judiciário, como guardião dos direitos fundamentais. Sei que nenhuma conquista se constrói sem propósito e é com fé que assumo este compromisso. Agradeço aos meus pares pela confiança depositada. Tenho certeza de que não estarei sozinho. A dedicação de cada um de vocês é a força que impulsiona esta Corte a servir melhor ao cidadão. Nosso êxito não é fruto de esforços isolados, mas da união e do comprometimento de todos que fazem parte dessa comunidade. E esta é a soma de talentos que fortalece a nossa missão, mas é a soma do apoio de cada um de nós. Isto é a beleza da vida e é o que faz com que as coisas sejam possíveis. A Justiça do Acre é mais que uma instituição, é a guardiã da cidadania e a voz dos que clamam por equidade”, registrou o desembargador-presidente do TJAC.

Durante a cerimônia, também foram empossados os desembargadores Roberto Barros e Júnior Alberto, como presidentes da 1ª e da 2ª Câmara Cível, respectivamente, o desembargador Francisco Djalma, como presidente da Câmara Criminal, bem como o desembargador Luís Camolez, como novo diretor da Escola do Poder Judiciário.

Por noticiasdahora.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem