Vídeo: motorista de ônibus invade contramão para atropelar cobra


Imagem: Frame vídeo/Altino Machado

Um caso de crueldade contra a fauna chamou a atenção na região da Área de Proteção Ambiental (APA) Raimundo Irineu Serra, em Rio Branco, neste final de semana. Um motorista de ônibus da linha 1752 atropelou deliberadamente uma cobra da espécie Drymarchon corais, popularmente conhecida como surucucu facão ou limpa pasto.

O incidente foi registrado em vídeo pelo jornalista e morador da região, Altino Machado, que encaminhou as imagens à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) para que medidas sejam tomadas.

O vídeo 1, gravado às 12h55, segundo Altino, mostra o ônibus passando em frente a sua casa, momento em que ele embarca em seu carro para seguir o veículo. No vídeo 2, às 12h57, o motorista do ônibus invade a contramão, saindo da faixa dupla contínua amarela, onde estava o animal. Após o atropelamento, Altino parou para filmar o animal ferido e conversou com um morador local. Já o vídeo 3, gravado a partir das 14h57, registra os últimos momentos de vida da cobra.

O doutor Paulo Sérgio Bernarde, biólogo, herpetólogo, pesquisador e professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), explicou que a Drymarchon corais não é peçonhenta e desempenha um papel importante no ecossistema. “Essa cobra se alimenta de ratos, que são potenciais transmissores de leptospirose, e também de outras cobras peçonhentas, como a pico de jaca e a jararaca”, destacou o especialista.

Em mensagem à Semeia, Altino Machado pediu que a secretaria identifique o motorista responsável pelo atropelamento e o responsabilize pelo ato. “Caso haja interesse, a Semeia pode identificar muito facilmente o motorista e pedir a sua responsabilização”, afirmou o jornalista.

POR AC24HORAS.COM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem